sábado, 11 de julho de 2009

Darwin na Fuvest

Membro: IBA MENDES
____
Como já era de esperar, o maior vestibular do país, o da USP, em comemoração aos 150 anos de publicação de "A Origem das Espécies", introduziu em sua prova de Biologia uma questão específica acerca do naturalista inglês Charles Darwin. Eis a questão:


--

Em 2009, comemoram-se os 150 anos da publicação da obra A Origem das espécies, de Charles Darwin. POde-se afirmar que a história da biologia evolutiva iniciou-se com Darwin, porque ele

a) foi o primeiro a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.

b) provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.

c) propôes um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.

d) demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte de variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.

e) foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo.

--

E, aqui, o erro crasso da Fuvest:

Ignorou o papel preponderante do outro naturalista Alfred Russel Wallace, o qual, verdadeiramente fora o pioneiro na criação do conceito de Seleção Natural. Mas é como diz o ditado: "perequito come milho, papagaio leva a fama!"

Os senhores biólogos convidados pela Fuvest a fim de elaborarem as questões de Biologia são tão "maria-vai-com-as-outras" quanto a Folha de São Paulo, o Globo, O Estadão e toda a mídia ideologicamente comprometida com o "GRANDE FATO" que nunca se prova!

Mas já dizia o pensador:

Para a mentira ser segura
e atingir profundidade,
deve trazer à mistura
qualquer coisa de verdade...

Antônio Aleixo

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário