domingo, 12 de julho de 2009

O que impede os homens conhecerem a verdade?

Membro: FRANK
_____
Vejo os criacionistas atacarem com tanta energia o evolucionismo. E por que?

Concordo que a teoria de Darwin não está totalmente correta, e o próprio Darwin admitiu isso, pois a ciência evolui conforme o que vamos descobrindo, as teorias vão se aperfeiçoando, aproximando-se mais da realidade. Eu acho que é contra senso dizer que não houve evolução. Basta observarmos as estruturas análogas dos homo sapiens com o de outros animais inferiores.

O que pergunto é: já que os criacionistas atacam tanto a evolução, por que não apresentam dados comprováveis de sua teoria? As argumentações criacionistas são muito frágeis.

E por que os criacionistas não aceitam a teoria da evolução? A resposta é simples:
1)As pretensões ambiciosas e rivalidades que impedem ao homem perceber a verdade tal como ela é;
2)A sutileza da coisa perceptível em si mesma, sua profundide e dificuldade de percebê-las;
3)A ignorância do que percebe e sua incapacidade de alcançar aindo do que é possível alcançar;
4)O costume e a educação, porque está na natureza do homem amar e ser atraído ao que lhe é familiar.O homem ama as opiniões que lhe são familiares e nas quais foi criado, fica presa à elas e teme as que estão fora. Pelo mesmo motivo o homem fecha os olhos a percepção das verdades e se inclina a seus hábitos, como ocorre com o vulgo sobre as questões de corporidade e de muitas coisas metafísicas. Isto tudo a respeito da forte influência sobre a maioria dos homens exercem a leitura dos livros religiosos e o hábito de tomar literalmente as palavras da Escritura que usam imágens e alegorias. Esta causa de erro só existe entre aqueles que crêem na autoridade dos livros sagrados e que professam uma religião revelada por D'us. Contudo, esta fonte de erro também existia entre os gregos, porque o povo admitia a verdade das fábulas mitológicas. Aristóteles mesmo fala em diferentes passagens do poder do hábito e das crenças, que são, as vezes, um obstáculo para o conhecimento da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário