sábado, 11 de julho de 2009

Qual É a Duração dum “Dia” de Gênesis? 24h?

Membro: TONY
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Qual É a Duração dum “Dia” de Gênesis? 24h como muitos crêem?

Bem, antes de dar a resposta e bom que fique bem claro que à base para seguir-se uma linha de raciocínio a fim de esclarecer de vez esse assunto será SOMENTE A PROPRIA BIBLIA. Assim, ficarão descartadas quaisquer supostas especulações humanas. Bem, assim como acontece com outras partes da bíblia que são deturpadas ou que não são compreendidas, o primeiro capítulo da Bíblia também não ficaria de fora, assim ele merece uma minuciosa avaliação justa para se chegar ao real e verdadeiro entendimento. É mui apropriado pesquisá-lo e determinar se harmoniza-se com os fatos conhecidos, e não moldá-lo para que se ajuste a algum esquema teórico. Deve-se também lembrar que o relato de Gênesis não foi escrito para mostrar o “como” da criação. Antes, abrange os eventos principais de forma progressiva, descrevendo que coisas foram formadas, a ordem em que foram formadas e o intervalo de tempo, ou “dia”, em que cada uma delas surgiu inicialmente.

Ao examinar o relato de Gênesis, é útil ter em mente que os fatos relacionados ali enfocam os assuntos do ponto de vista de pessoas na Terra. Assim, descreve os eventos segundo a aparência que teriam, caso observadores humanos estivessem presentes. Pode-se depreender isto do tratamento dado aos eventos ocorridos no quarto “dia” de Gênesis. Ali, descreve-se o sol e a lua como grandes luminares, em comparação com as estrelas. Todavia, muitas estrelas são muito maiores do que o nosso sol, e a lua são insignificantes quando comparada com elas. Mas isto não parece ser assim para um observador terrestre. Assim, conforme visto da Terra, o sol parece ser uma ‘luz maior que governa o dia’, e a lua uma ‘luz menor que domina a noite’. — Gênesis 1:14-18. Ficou claro? Mas que isso impossível!

A primeira parte de Gênesis indica que a Terra já poderia existir bilhões de anos antes do primeiro “dia” de Gênesis, embora não diga por quanto tempo. No entanto, realmente descreve a condição da Terra pouco antes de começar esse primeiro “dia”: “Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.” — Gênesis 1:2. Assim a terra já existia mas estava “sem forma e vazia “ isto é : sem vegetação, e animais, sem vida

O PONTO de vista de Deus! Quão superior é ele ao ponto de vista do homem! Deus é infinito, sem limitações. Nós somos finitos, muito limitados. Jeová Deus diz muito bem: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, do que os vossos pensamentos.” — Isa. 55:9.
Não é de se admirar que o salmista Davi perguntasse: “Quando vejo os teus céus, trabalhos dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste que é o homem mortal para que te lembres dele?” O profeta Isaías, exclamou apropriadamente: “Eis que as nações são como uma gota dum balde; e foram consideradas como a camada fina de pó na balança. Eis que ele levanta as próprias ilhas como se fossem apenas pó miúdo.” — Sal. 8:3, 4; Isa. 40:15.
Inescrutável como é a grandeza de Jeová Deus, assim é também a sua existência. Ele sempre existiu. Como “Rei da eternidade”, ele é Deus “de tempo indefinido a tempo indefinido”. Não é sem boa razão que o profeta Daniel descreve a Jeová Deus como “o Antigo de Dias”. — 1 Tim. 1:17; Sal. 90:2; Dan. 7:9.

É evidente que este Criador sempre-vivo, Jeová Deus, considera o tempo de modo diferente do que nós meros mortais fazemos, cuja vida é de setenta ou oitenta anos. Não considera a criança o tempo diferente do modo como o faz a pessoa já avançada em anos? Para uma criança, doze meses podem parecer um tempo muito longo, mas para uma pessoa mais idosa, os anos parecem voar. Então, quão diferente de nós mortais considerarmos o tempo deve ser o conceito do “Antigo de Dias”! É evidente que quando Jeová, na sua Palavra, fala de “dia” ou “dias” não devemos concluir que ele sempre se refira a dias de vinte e quatro horas. Pode referir-se a tais e pode não o fazer.
Verificamos assim que a Palavra hebraica para “dias”, iôm, é usada de diversos modos na Bíblia. Na própria narrativa da criação, “dia” é usado para se referir a três diferentes períodos de tempo. “Dia” é usado para se referir às horas da luz do dia, como quando lemos: “Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite.” É usado para referir-se ao dia e à noite juntos, como quando lemos: “Veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia.” E “dia” é também usado para se referir ao inteiro período de tempo envolvido na criação dos céus e da terra: “Esta é uma história dos céus e da terra no tempo em que foram criados, no dia em que Jeová Deus fez a terra e o céu.” — Gên. 1:5; 2:4.
Por outro lado, em mais de uma ocasião Deus usou um dia para representar um ano. Fez isso com relação aos israelitas no ermo e com o seu profeta Ezequiel. Sua Palavra diz: “Um dia por um ano, um dia por um ano, respondereis pelos vossos erros.” “Um dia por um ano, um dia por um ano é o que te dei.” (Núm. 14:34; Eze. 4:6) Do mesmo modo, com relação à profecia de Daniel, que predisse a vinda do Messias no fim de sessenta e nove “semanas”. O Messias não veio ao fim de sessenta e nove semanas literais, ou de 483 dias, mas ao fim de 483 anos. (Veja A Sentinela de 1967, p. 413.) publicado pelas TJ

Não só um ano, mas até mesmo mil anos são às vezes representados como um só dia na Palavra de Deus. Conforme o profeta Moisés refletiu: “Pois mil anos aos teus olhos são apenas como o ontem que passou e como uma vigília durante a noite.” O apóstolo Pedro o expressou ainda mais forte: “Não vos escape este único fato, amados, que um só dia [em grego: hemera] é para Jeová como mil anos, e mil anos como um só dia.” — Sal. 90:4; 2 Ped. 3:8.
Sim, também nas Escrituras Gregas Cristãs “dia” é usado para se referir a outros períodos de tempo, não apenas a vinte e quatro horas. Por exemplo, Jesus disse em certa ocasião: “Abraão, vosso pai, alegrou-se grandemente na perspectiva de ver o meu dia, e ele o viu e se alegrou.” Lemos também expressões feitas pelos seus seguidores, tais como “dia de Cristo”, “dia de Jeová” e o “grande dia de Deus, o Todo-poderoso”. Certamente nenhum destes se limitava apenas a vinte e quatro horas. (João 8:56; Fil. 2:16; 1 Tes. 5:2; Rev. 16:14) Isto torna claro que um “dia” do ponto de vista de Deus não se limita necessariamente a vinte e quatro horas.

Conclusão: Qual É a Duração dum “Dia” de Gênesis?
Bem, se já vimos que um dia do ponto de vista bíblico de Deus significa não apenas um perido de 24h, os dias criativos de Gênesis significam um período que pode ter bem mais de 1000 anos cada um!! Assim, a bíblia não contradiz a ciência arqueológica e seus estudos. Muito pelo contrario, ela da apóia a estes. Assim, isso não é um mistério como acham alguns, pois temos que encarar o assunto sim como falta de raciocínio nosso! Porque fazer confusão em algo tão simples sendo que a respostas esta na própria bíblia, bastando apenas estudo e pesquisa?

Creditos
Esse estudo foi tirado de um livro publicado pela Associação cristã das Testemunhas de Jeová

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