sábado, 11 de julho de 2009

Seleção Natural como Entidade Substitutiva

Membro: IBA MENDES
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Para Daniel Dennett, a Seleção Natural” foi a idéia mais brilhante que a humanidade já teve!

Quando examinamos os tradicionais livros sobre teoria da evolução, dos mais variados autores, notamos facilmente que de todos os mecanismos evolutivos ad infinitum, a Seleção Natural sobressai majestosamente como a “senhora absoluta da natureza”.

Em geral atribui-se à Seleção Natural o “poder de escolha”. Na verdade, no próprio termo “seleção” já está inserido o sentido de “escolha”. Segundo o dicionário que faço uso, SELEÇÃO é o ato ou efeito de selecionar; escolha criteriosa e fundamentada. Nada tão contraditório, afinal, desde que instante causas naturais têm necessariamente “poder de escolha”? Se o processo é cego, não guiado e não inteligente, como pode ele escolher ou selecionar alguma coisa? Ou seja, por este critério a Seleção Natural tem as mesmas características de um “agente selecionador” .

Na prática, portanto, (especificamente para os ultra-darwinistas) a Seleção Natural funciona como uma espécie de Entidade Substitutiva a um deus ou ao sobrenatural. Ela tem assim uma existência quase que independente, separada e autônoma, constituindo a natureza fundamental ou a essência de uma coisa, que é a própria Teoria da Evolução. Por este viés, portanto, ela seria a “causa final” de todas as coisas, o motivo de tudo existir, apesar de não lhe ser atribuído nenhum propósito. Em relação ao homem, por exemplo, seu poder ultrapassa os limites físicos, atingindo territórios até então explorados pela religião, a filosofia e a psicologia.

Os ideólogos materialistas nutrem total aversão a tudo que se chama Divino. Sendo assim, para eles a Seleção natural funciona como uma alternativa ao religioso, ao sobrenatural, ao transcendente. A diferença é que ela, por seu aspecto “puramente natural”, representa a “melhor” opção para a ciência, não estando carregada de conotações extra-naturais.

Não obstante, a despeito de suas implicações metafísicas, faz-se mister ressaltar, porém, que a seleção natural (essa com iniciais minúsculas) explica muito bem a microevolução. No demais, serve essencialmente como Entidade Substitutiva ao que os próprios materialistas denominam de entidades mitológicas, o que é naturalmente paradoxal!


É isso!

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