Membro: CRISS
____
Como as correntes criacionistas explicam as diversas raças?____
Os evolucionistas têm uma explicação bastante coerente. Para esta corrente, o Homo sapiens sapiens teria surgido na África, uma região de extremo calor e intensa radiação solar. Os primeiros homens precisaram então produzir muita melanina para sobreviver naquele clima. Logo, os primeiros homens eram negros.
E os brancos, como surgiram? Bem, com o tempo estes homens espalharam-se pelo globo. Quando chegaram às terras frias da Europa, a situação se inverteu: não havia mais vantagem em ter uma pele resistente a radiação solar, pois na maior parte do ano ela é fraquíssima. Pelo contrário: ali só sobreviveriam aqueles que conseguissem aproveitar ao máximo os escassos raios solares para sintetizar a vitamina D (que como todos nós sabemos, é responsável pela absorção do cálcio no nosso organismo e indispensável a nossa saúde).
[Não pode-se esquecer de levar em consideração que nesta época a alimentação dos homens era muito pobre em nutrientes; muitas vezes consistia apenas no consumo da carne crua de animais abatidos.]
Aí houve uma adaptação. Com o passar das gerações, aqueles que produziam pouca melanina absorviam bem os raios solares, sintetizavam a vitamina D no organismo, ficavam mais saudáveis e passavam estes genes a seus descendentes. Já aqueles que continuavam produzindo muita melanina, não conseguiam absorver quantidade suficiente de radiação solar e ficavam muito mais debilitados de saúde. Com o passar dos séculos, aqueles que tinham a pele clara, com pouca melanina, se deram muito melhor naquelas regiões frias e dominaram o continente europeu.
Essa é a visão da evolução (tentei resumir bastante pra deixar de uma forma simplificada). E como o Criacionismo explica essa diferença entre a cor da pele das pessoas, sendo que para eles não existe "evolução" nem "adaptação ao clima"?
O debate segue neste link do Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=26796515&tid=2560612197117982890
Nenhum comentário:
Postar um comentário