sábado, 11 de julho de 2009

Design Inteligente - coisa velha

Membro: ELI
____
"Argumentos de projeto inteligente dentro da civilização ocidental, assim, são anteriores ao Cristianismo e podem ser traçados aos antigos gregos e romanos, incluindo Platão (ca. 427–347 AEC), Aristóteles (384–322 AEC), os estóicos (em tempos helenísticos e romanos), e Cícero (106–43 AEC), enquanto seu maior crítico antigo era Epicuro.
(...)

Balbo, o estóico, expôs o argumento de projeto no diálogo de Cícero "A Natureza dos Deuses" (escrito em 45 AEC) - um trabalho que se centrava numa crítica ao materialismo epicurista - como se segue:

'Quando segues de longe o curso de um navio, sobre o mar, não questionas que seu movimento seja guiado por uma inteligência habilidosa. Quando vês um relógio de sol ou um relógio de água, percebes que marca o tempo por projeto e não por acaso. Como então podes imaginar que o universo como um todo é destituído de propósito e inteligência?'"


Clark et al. Theor Soc (2007) 36:515–546

Sim, meus amigos. O 'DI' tem no mínimo 2053 anos.
Claro que tem muito mais que isso, afinal, qualquer criança elabora um argumento desses, sem nenhum compromisso com verificação científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário