Membro: IBA MENDES
_____
Além de sua postura racista, Spencer ficou conhecido por cunhar a expressão ”Sobrevivência do mais apto”, da qual Charles Darwin fez uso para justificar o funcionamento de sua seleção natural:_____
“Dei o nome de seleção natural ou de persistência do mais apto à conservação das diferenças e das variações individuais favoráveis e à eliminação das variações nocivas” (A ORIGEM DAS ESPÉCIES, p. 94).
Spencer via a sociedade como resultado de uma luta competitiva da qual apenas aqueles de “maior força moral” deveriam sobreviver. Do contrário, segundo este ideólogo, a sociedade se debilitaria. Esta idéia, aliás, bem aproveitada por Darwin, fora entendida para várias esferas da sociedade. Foi, por exemplo, usada para justificar moralmente os atos inescrupulosos dos capitalistas que controlavam as indústrias americanas. John D. Rockefeller, por exemplo, dizia que a riqueza que acumulara por meio da gigantesca Standard Oil Trust era “meramente a sobrevivência do mais forte”... “.
O nome de Spencer sempre aparece nas obras de Darwin. Em “A Origem das Espécies”, por exemplo, ele cita seis vezes o nome deste filósofo:
1 - "M. Herbert Spencer, numa memória (publicada pela vez primeira no Leader, Março de 1852, e reproduzida nos seus Essays em 1858), estabeleceu, com um talento e uma habilidade notáveis, a comparação entre a teoria da criação e o desenvolvimento dos seres orgânicos" (p. 11)
2 - "Lorde Spencer e outros demonstraram que o boi inglês aumentou em peso e em precocidade, comparativamente ao antigo boi" (p. 46).
3 - "Mas a expressão que M. Herbert Spencer emprega: «a persistência do mais apto», é mais exata e algumas vezes mais cômoda. Vimos que, devido à seleção, o homem pode certamente obter grandes resultados e adaptar os seres organizados às suas necessidades, acumulando as ligeiras mas úteis variações que lhe são fornecidas pela natureza. Mas a seleção natural, como veremos mais adiante, é um poder sempre pronto a atuar; poder tão superior aos fracos esforços do homem como as obras da natureza são superiores às da arte" (.76).
4 - "M. Herbert Spencer responderia provavelmente que, desde que um organismo unicelular simples se torna, pelo crescimento ou pela divisão, um composto de muitas células, ou se está fixo a algumas superfícies de apoio, a lei que estabeleceu entra nação e exprime assim esta lei: «As unidades homólogas de toda a força diferenciam-se à medida que as suas relações com as forças incidentes são diversas» (p.141).
5 - "Este princípio, segundo M. Herbert Spencer, é que a vida consiste numa ação e numa reação incessante de forças diversas, ou que delas depende; estas forças, como acontece de contínuo na natureza, tendem sempre equilibrar-se, mas, desde que, por uma causa qualquer, esta tendência ao equilíbrio é ligeiramente perturbada, as forças vitais ganham em energia (p. 333).
6 - A psicologia será solidamente estabelecida sobre a base tão bem definida já por M. Herbert Spencer, isto é, sobre a aquisição necessariamente gradual de todas as faculdades e de todas as aptidões mentais, o que lançará uma viva luz sobre a origem do homem e sua história (p. 553).
4 - "M. Herbert Spencer responderia provavelmente que, desde que um organismo unicelular simples se torna, pelo crescimento ou pela divisão, um composto de muitas células, ou se está fixo a algumas superfícies de apoio, a lei que estabeleceu entra nação e exprime assim esta lei: «As unidades homólogas de toda a força diferenciam-se à medida que as suas relações com as forças incidentes são diversas» (p.141).
5 - "Este princípio, segundo M. Herbert Spencer, é que a vida consiste numa ação e numa reação incessante de forças diversas, ou que delas depende; estas forças, como acontece de contínuo na natureza, tendem sempre equilibrar-se, mas, desde que, por uma causa qualquer, esta tendência ao equilíbrio é ligeiramente perturbada, as forças vitais ganham em energia (p. 333).
6 - A psicologia será solidamente estabelecida sobre a base tão bem definida já por M. Herbert Spencer, isto é, sobre a aquisição necessariamente gradual de todas as faculdades e de todas as aptidões mentais, o que lançará uma viva luz sobre a origem do homem e sua história (p. 553).
O mesmo se dá em "A Origem do homem". Por exemplo:
1 - “Embora os primeiros vislumbres de inteligência, segundo Herbert Spencer, se tenham desenvolvido pela multiplicação e pela coordenação de ações reflexas, tanto assim que dificilmente podem ser distintos, como se dá com o caso de jovens animais que mamam, parece que os instintos mais complexos se originaram independentemente da inteligência (p.86).
2 - “O nosso grande filósofo Herbert Spencer recentemente explicou as suas idéias sobre o senso moral. Diz ele: “Creio que as experiências úteis, organizadas e consolidadas através de todas as gerações humanas passadas, têm vindo produzindo modificações correspondentes que, com a contínua transmissão e acumulação, tornaram-se em nós determinadas faculdades de intuição moral, correspondendo certas emoções, que não têm base aparente na experiência individual de utilidade, à conduta certa ou errada" (p.149).
1 - “Embora os primeiros vislumbres de inteligência, segundo Herbert Spencer, se tenham desenvolvido pela multiplicação e pela coordenação de ações reflexas, tanto assim que dificilmente podem ser distintos, como se dá com o caso de jovens animais que mamam, parece que os instintos mais complexos se originaram independentemente da inteligência (p.86).
2 - “O nosso grande filósofo Herbert Spencer recentemente explicou as suas idéias sobre o senso moral. Diz ele: “Creio que as experiências úteis, organizadas e consolidadas através de todas as gerações humanas passadas, têm vindo produzindo modificações correspondentes que, com a contínua transmissão e acumulação, tornaram-se em nós determinadas faculdades de intuição moral, correspondendo certas emoções, que não têm base aparente na experiência individual de utilidade, à conduta certa ou errada" (p.149).
O próprio Spencer, antes de publicar suas idéias sobre eugenia, consultou a obra “Origem das Espécies”, livro-cabeça do evolucionismo. E isso ele deixou bem claro em sua Autobiografia:
“Até o momento em que tive conhecimento das comunicações dos srs. Darwin e Wallace à Linniæan Society, eu considerava que a causa única da evolução orgânica fosse a hereditariedade das modificações produzidas pelo exercício das funções. A Origem das Espécies provou que eu estava enganado, que a maior parte dos fatos não podia ser devida a semelhante causa, (...) que aquilo que eu supunha ser a causa única podia no máximo ser uma causa parcial. (...) Não recordo se (diante disso) me senti vexado de não ter levado mais longe a idéia que exprimira em 1852, isto é, que entre os seres vivos a sobrevivência daqueles que são objetos de uma seleção é uma causa de desenvolvimento [da espécie]. Mas estou seguro de que, se experimentei tal sentimento, ele desapareceu logo diante do prazer que senti ao ver confirmada a teoria da evolução orgânica.”
Fonte:
Herbert Spencer, Autobiographie. Naissance de l’évolutionnisme libéral, 1889, traduction de l’Anglais et résumés par Henry de Varigny, Paris, Félix Alcan, 1907, Chap. XXI.
“Até o momento em que tive conhecimento das comunicações dos srs. Darwin e Wallace à Linniæan Society, eu considerava que a causa única da evolução orgânica fosse a hereditariedade das modificações produzidas pelo exercício das funções. A Origem das Espécies provou que eu estava enganado, que a maior parte dos fatos não podia ser devida a semelhante causa, (...) que aquilo que eu supunha ser a causa única podia no máximo ser uma causa parcial. (...) Não recordo se (diante disso) me senti vexado de não ter levado mais longe a idéia que exprimira em 1852, isto é, que entre os seres vivos a sobrevivência daqueles que são objetos de uma seleção é uma causa de desenvolvimento [da espécie]. Mas estou seguro de que, se experimentei tal sentimento, ele desapareceu logo diante do prazer que senti ao ver confirmada a teoria da evolução orgânica.”
Fonte:
Herbert Spencer, Autobiographie. Naissance de l’évolutionnisme libéral, 1889, traduction de l’Anglais et résumés par Henry de Varigny, Paris, Félix Alcan, 1907, Chap. XXI.
E, de quebra, vai aí um comentário feito pelos ultra-ortodoxos Desmond e Moore, no qual citam a opinião de Spencer sobre a “nata” da burguesia inglesa, da qual Darwin estava bem inserido:
“Para um ascendente versátil ex-metodista como Spencer, as grandes e bem alimentadas famílias como os Darwin representavam a lâmina afiada do progresso — “a seleção da sua geração”. Isso era o que profetizava a sua teoria — uma teoria da ascensão humana que estava se movimentando cada vez mais em direção do próprio Darwin. Conceitos de progresso, população e evolução tornavam-se populares entre os livres-pensadores literários de Londres, uma rede social estava se formando e um dia ela serviria muito bem a Darwin”
Fonte:
"Darwin: A Vida de um Evolucionista Atormentado" (p. 423).
É isso!
“Para um ascendente versátil ex-metodista como Spencer, as grandes e bem alimentadas famílias como os Darwin representavam a lâmina afiada do progresso — “a seleção da sua geração”. Isso era o que profetizava a sua teoria — uma teoria da ascensão humana que estava se movimentando cada vez mais em direção do próprio Darwin. Conceitos de progresso, população e evolução tornavam-se populares entre os livres-pensadores literários de Londres, uma rede social estava se formando e um dia ela serviria muito bem a Darwin”
Fonte:
"Darwin: A Vida de um Evolucionista Atormentado" (p. 423).
É isso!
3 - "De maneira semelhante H. Spencer, em seu trabalho genial publicado em «Fortnightly Review», de 1.° de maio de 1870, pg. 535, explica as primeiras formas da crença religiosa no mundo, mediante o fato de o homem ser levado a considerar-se como uma dúplice essência, física e espiritual, por meio de sonhos, sombras e outras causas" (p. 117).
4 - "Herbert Spencer observa que "a música suscita sentimentos latentes cujo significado desconhecemos ou, como diz Richter, nos fala de coisas que não vimos e que nunca veremos". Em contrapartida, quando um orador sente e exprime emoções vivas, o que acontece também na conversa comum, usa instintivamente cadências e ritmos musicais. Quando estão excitados os negros africanos começam a cantar: "Outro negro lhe responderá cantando, e os presentes, se tocados por essa onda musical, farão coro uníssono" (p. 657).
--
O verdadeiro Darwin nutria grande respeito pelos principais eugenistas de seu tempo, e, como bem demonstro com estas citações, ele fazia bom uso das obras deles. Isso certamente influenciou filosoficamente na elaboração de suas idéias. Pena que este outro Darwin fora substituído por uma espécie de adre Cícero às avesas.
É isso!
4 - "Herbert Spencer observa que "a música suscita sentimentos latentes cujo significado desconhecemos ou, como diz Richter, nos fala de coisas que não vimos e que nunca veremos". Em contrapartida, quando um orador sente e exprime emoções vivas, o que acontece também na conversa comum, usa instintivamente cadências e ritmos musicais. Quando estão excitados os negros africanos começam a cantar: "Outro negro lhe responderá cantando, e os presentes, se tocados por essa onda musical, farão coro uníssono" (p. 657).
--
O verdadeiro Darwin nutria grande respeito pelos principais eugenistas de seu tempo, e, como bem demonstro com estas citações, ele fazia bom uso das obras deles. Isso certamente influenciou filosoficamente na elaboração de suas idéias. Pena que este outro Darwin fora substituído por uma espécie de adre Cícero às avesas.
É isso!
Link no Orkut:
Nenhum comentário:
Postar um comentário