sábado, 11 de julho de 2009

Igreja Anglicana pede perdão a Darwin

Membro: SÉRGIO
____
A Igreja da Inglaterra, resultante da cisma com a Igraja Católica Apostólica Romana durante o reinado de Henrique VIII, pedirá desculpas a Charles R. Darwin por ter atacado a Teoria da Evolução.

http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/religion/2910447/Charles-Darwin-to-receive-apology-from-the-Church-of-England-for-rejecting-evolution.html

Como eu já havia comentado, é apenas uma questão de tempo para que as Igrejas terminem com essa luta inglória que somente afasta os seus fiéis , principalmente aqueles mais cultos, inteligentes e esclarecidos.

Igreja Anglicana não está só.
Preocupados com a evasão dos membros mais intelectualmente dotados por parte dos fiéis, uma organização inter-denominações de igrejas cristãs norte-americanas de clérigos iniciou em 2004 um esforço denominado "Clergy Letter Project" para colher assinaturas de líderes religiosos contra o criacionismo e o "intelligent design".

Mais detalhes em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Clergy_Letter_Project
http://www.butler.edu/clergyproject/religion_science_collaboration.htm


Quem sabe a Igreja Adventista e a Batista não seguem logo o movimento...

O teor da carta
Dentro da comunidade cristã há áreas de disputas e desacordos, incluindo a maneira apropriada de interpretar-se a Sagrada Escritura. Enquanto praticamente todos os cristãos levam a Bíblia a sério e afirmam que ela é autoridade de fé e prática, a grande maioria não lê a Bíblia literalmente, como o fariam com um livro científico. Muitas das estimadas estórias encontradas na Bíblia - a Criação, Adão e Eva, A Arca de Noé – transmitem verdades atemporais sobre Deus, os seres humanos e o relacionamento apropriado entre Criador e criatura, expressadas da única forma capaz de transmitir estas verdades de uma geração a outra. A verdade religiosa é de uma ordem diferente da verdade científica. Seu propósito não é o de transmitir informação científica, mas de transformar corações.
Nós os assinantes, clérigos cristãos de tradições das mais diversas, acreditamos que essas verdades atemporais da Bíblia e as descobertas da ciência moderna podem coexistir confortavelmente. Nós acreditamos que a teoria da evolução é uma verdade científica fundamental, uma verdade que resistiu a rigorosos escrutínios e sobre a qual muito do conhecimento humano e suas realizações se apoiam. Rejeitar esta verdade ou tratá-la como “uma teoria entre outras” é deliberadamente aceitar ignorância científica e transmitir esta ignorância aos nossos filhos. Nós acreditamos que entre os dons dados por Deus estão mentes humanas capazes de pensamento crítico e que o fracasso de fazer uso da faculdade da razão dada por Deus é rejeitar a vontade do nosso Criador. Argumentar que o plano amoroso de salvação da humanidade impede o uso total da faculdade da razão, é uma tentativa de limitar Deus, é um ato de arrogância. Nós solicitamos com insistência os conselhos escolares a preservar a integridade do currículo científico afirmando que o ensino da teoria da evolução é um componente essencial do conhecimento humano. Nós pedimos que a ciência mantenha-se ciência e que a religião permaneca religião, duas formas muito differentes, mas complementárias da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário