sábado, 11 de julho de 2009

Monoteísmo e Politeísmo: Deus e deuses

Membro: IBA MENDES
____
Teologia e Antropologia


Para Voltaire, a forma originária da crença do homem fora o monoteísmo: “O politeísmo apareceu muito tempo depois, por causa da fraqueza humana”, disse ele. É claro, a opinião deste filósofo não pode ser conclusiva. Todavia, a maioria dos etnólogos modernos desfruta desta mesma opinião.

Especificamente no que concerne à Bíblia, ela revela o homem, originariamente – como crendo em UM único DEUS, sendo a idolatria politeística uma prática posterior. Este ponto de vista foi de algum modo confirmado pela Arqueologia. Stephen Langdon descobriu que as mais primitivas inscrições babilônicas fazem trasnsparecer que a primeira religião do homem foi à crença numa única Divindade, sendo que posteriormente ocorreu um ligeiro desvio para politeísmo. Sir Flinders Petrie disse que a religião original do Egito foi monoteística (vide Halley, Henry H. Pocket Bible Handbook).

Em “As Religiões do Mundo”, Robert Brow declara:

“Desse modo, vemos que a evolução a partir do animatismo já não pode ser considerada como axiomática, e alguns antropólogos estão agora a sugerir que, sob certo ponto de vista, o monoteísmo pode ser mais primitivo e natural do que o animismo”.

E aí, o que dizem os celegas desta comunidade, os quais têm interesse por tais assuntos?

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário