sábado, 11 de julho de 2009

Vestibular para Darwinistas - IV

Membro: IBA MENDES
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Estamos em plena época de vestibular. Recentemente teve-se, aqui no Brasil, início ao mais concorrido de todos eles, o da Universidade de São Paulo (USP).

E, indo no embalo vestibulesco, achei interessante lançar mais uma nova versão do já conhecido "Vestibular para Darwinistas". Mas este, ao contrário dos demais, segue-se de forma mais simples, para facilitar a vida do "vestibulando darwinista". ((rs)) Ei-lo:

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1 - Que vantagem nossos supostos ancestrais realmente podiam extrair, na aurora da humanidade, ao saber que tinham que inevitavelmente morrer?

2 - A inteligência humana teria sido o resultado de uma seleção da aptidão em fabricar ferramentas, conforme propôs Darwin? Ou teria sido resultado da aptidão em organizar a caça ao grande animal, como imaginou Ernest Mayr? Ou ainda resultado da apitdão em manipular as relações sociais, graças à linguagem, como sugeriram pesquisadores americanos?

3 – Como a espécie humana pôde ser mais reprodutiva em descendentes que os grandes macacos, já que a duração de sua vida reprodutiva e quase a mesma (de 20 a 25 anos), que trazem ao mundo apenas um descendente da cada vez e a duração dos cuidados paternos é mais prolongada no homem que no chimpanzé?


4 – Em relação ao famigerado tal homem de Cro-Magnon, segundo Ernst Mayr, ele tinha um cérebro com o mesmo volume que o nosso e, portanto, teria a mesma inteligência que os homens modernos, inteligência essa que permitiu a Descartes, Darwin e Kant elaborarem suas teorias, aos engenheiros de nossa época construírem computadores ou enviarem homens à lua ou, ainda, a Goethe e Shakespeare escreveram suas magistrais obras. Por que cargas d’água o tal suposto homem de Cro-Magnon tinha uma inteligência que ia além de suas necessidades?

5 – Diz que do suposto Homo habilis até o Homo sapiens, o volume do cérebro quase dobrou de tamanho, passando de uma média de 700 cm3 para 1350 cm3. Houve então um crescimento correspondente na inteligência?

6 – A seleção natural pode formar a adaptabilidade como forma de adaptação?

7 – Se o homem veio de uma espécie ancestral graças à ação da seleção natural promovendo uma adaptação em relação ao meio-ambiente, que tipo de ambiente seria este?

8 – Se os primeiros homens eram perfeitamente adaptados à vida na savana africana, como seus descendentes puderam aventurar-se nas extensões geladas da Groenlândia ou das da Europa da era glacial?

9 – Como o darwinismo explica o curioso fenômeno observado nas conchas bivalves (ostra, mexilhão etc.), as quais, quando têm uma existência livre no estado larvário, as populações desses moluscos são, antes de tudo, homozigotas, mas, em seguida, após se fixarem nas margens, tornam-se heterozigotas?

10 – Qual seria a razão pela qual o suposto vermezinho Pikaia, o qual supostamente teria dado origem à linhagem dos vertebrados, sobreviveu melhor que a maior parte das outras espécies que foram dizimadas?

11 – Como nascem exatamente as espécies, ou seja, por quais mecanismos genéticos elas surgem?

12 – Quais foram as respectivas partes dos equilíbrios pontuados e do gradualismo na evolução geral da biofesra desde a origem da vida?

13 – Os arquivos fósseis confirmam ou não que o aparecimento do bipedismo esteve ligado à fabricação de ferramentas?

14 – Qual teria sido a utilidade adaptativa do queixo, sim do queixo?

15 – Sob à lógica do adaptacionismo ultradarwinista, qual realmente seria para a sobrevivência a utilidade dos dois chifres do rinoceronte africano em relação ao único chifre do rinoceronte indiano?

16 – No que diz respeito à zebra. Sabe-se que a zxebra de Grévy (Equus grevy) apresenta numerosas listras estreitas verticais em todo o corpo, no sentido da frente para trás; a zebra de Burchell (Eqqus burchelli), por sua vez, possui largas listas que parte da horizontal do flanco traseiro até mais ou menos o meio do corpo, assim como listas verticais na parte anterior do corpo. Pergunta: há verdadeiramente uma utilidade adaptativa nesses diferentes sistemas de listas?

17 – No que concerne aos comportamentos humanos diversos, qual, afinal seriam as provas diretas que confirmam que são eles frutos da seleção natural ou que são determinados geneticamente?

18 – Qual seria a razão darwinista da crença religiosa?

19 – Um dos dilemas das MACROevolução, é que ela exige mutações de desenvolvimento e, como se sabe, as mutações geralmente serão extremamente desvantajosas, então de que forma os organismos são “construídos”?

20 – Falando do cambriano, qual o significado da “súbita e abrupta explosão cambriana” para a corroboração do gradualismo a la Darwin?

21 – Quais as evidências de ancestralidade comum nos animais encontrados no Cambriano? Esta explosão de planos corporais, como é sabido, exige um aumento quântico de informação biológica — novas informações genéticas e regulação são exigidas. Ou seja: seriam necessárias mutações nos estágios inicias de desenvolvimento embriológico, e elas teriam de vir rapidamente em seqüência. Como, afinal, se deu esse fenômeno?

22 - Qual a explicação darwinista para a inteligência ou o espírito humano, relacionado com um cérebro de extraordinária complexidade e cujo súbito aparecimento não parece capaz de integração no aludido mecanismo evolutivo?

23 - Levando em conta o adaptacionismo a La Darwin, qual teria sido a utilidade adaptativa das manifestações da inteligência?

24 - E, no que concerne ao cérebro, darwinianamente, qual teria sido a relação entre o seu crescimento e o crescimento da inteligência?

25 – O que você pode citar, no darwinismo, que extrapole o âmbito científico? Em outras palavras: o quê, no darwinismo, é pura especulação filosófica?

26 – Concernente à ameba gigante encontrada recentemente nas profundidades do Mar das Bahamas, como explicá-la levando em conta que se trata de um ser unicelular, parecendo-se com os encontrados em fósseis datados de mais de 550 milhões de anos?

27 – Com que fundamento é possível afirmar que a evolução através da seleção natural, é uma teoria científica tão bem comprovada quanto a lei da gravidade?

28 - Se existe vida na Terra, por que não supor que ela exista também em outros planetas? Do que a vida precisa para existir?

29 – De que forma as idéias evolutivas de Darwin contribuíram para o racismo?

30 – Como explicar as incongruências filogenéticas observadas em toda a parte na árvore universal, desde a sua raiz até aos principais ramos dentro e entre as diversas taxa até à elaboração dos próprios grupos primários?

31 – Como explicar o fato de que, a maioria dos filos de animais que está representada no registro fóssil aparece pela primeira vez, ‘plenamente formada’, no Cambriano? “As novas espécies geralmente aparecem no registro fóssil subitamente, não conectadas com seus ancestrais por uma série de formas intermediárias.” Ernst Mayr, biólogo evolucionista.

32 – Como explicar o “grande mistério” em que um processo não-dirigido de mutação, combinado com a seleção natural, resultou na criação de milhares de novas proteínas com funções extraordinariamente diversas e bem otimizadas?

33 – Não seria coerente admitir que não existem atualmente relatos darwinianos detalhados da evolução de qualquer sistema biológico ou celular, mas somente uma variedade de especulações que se desejaria que fosse realidade?

34 – Como explicar o fato de a evolução darwiniana — quaisquer que sejam suas virtudes — não fornecer uma heurística frutífera em biologia experimental? Por que então ela é considerada a pedra angular da biologia experimental moderna?

35 – Segundo Daniel Dennett, a seleção natural foi a idéia mais brilhante que alguém teve no mundo. Em sendo assim, em termos práticos para à vida, qual são suas benéficas utilizações? A descoberta da vacina não seria uma idéia ainda mais brilhante e sensacional? Por que o fanatismo materialista chegou a este ridículo, se se diz racional e isento de dogmas?

A todos, boa sorte!

É isso!


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