sábado, 11 de julho de 2009

Vestibular para darwinistas

Membro: IBA MENDES
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Estamos em plena época de vestibular!

Por que não aproveitar o embalo e realizar uma versão simplificada para os darwinistas orkutianos?

Bom. É o que proponho neste tópico.

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Esclarecimentos:

As questões podem ser divididas em: FÁCEIS, DIFÍCEIS, COMPLICADAS ou “NESSA VOCÊ ME PEGOU!”

Quanto às respostas, o “vestibulando” que não souber responder, pode simplesmente escrever: NÃO SEI, VOU PROCURAR SABER, AINDA NÃO HÁ RESPOSTA, VOU CONSULTAR A DARWIN.

Observação:
Não serão consideradas respostas do tipo “enchimento de lingüiça” ou “aparelho para desentortar bananas”.

Boa sorte!

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QUESTÕES

1 - Supondo que sua mente seja o resultado de processos não guiados por meio da seleção natural, como você sabe que a seleção natural produziu a sua mente?

2 - Cite apenas UM exemplo inequívoco de formação de uma nova espécie mediante o acúmulo de mutações.

3 - Como se deu o surgimento dos órgãos sexuais nos seres vivos machos e fêmeas?

4 – Cite exemplos que demonstrem que os vírus, as bactérias, as plantas e os animais estão todos inter-relacionados.

5 – Por que a maioria das espécies sexuadas apresenta números aproximadamente iguais de machos e fêmeas?

6 – Cite exemplos que indiquem que os protozoários deram origem aos metazoários.

7 – De que forma se deu o aparecimento das diferenças dos órgãos sexuais entre seres vivos?

8 - Por que tudo ocorreu praticamente da mesma forma em todos os grupos de seres vivos?

9 - Como pôde em grupos diferentes e em locais igualmente diferentes a evolução ter sido idêntica?

10 - E por que o sexo foi uma alternativa da evolução?

11 – Cite exemplos demonstrando que os vários filos de invertebrados estão inter-relacionados.

12 - A abiogênese faz parte ou não da abordagem ta teoria evolutiva?

13 – Se a abiogênese não é da alçada da Teoria da Evolução, por que então nos melhores livros didáticos (do fundamental II ao ensino superior) uma coisa está tão ligada à outra?

14 - Se a abiogênese faz parte do modelo darwinista, não estaria ele substituindo os "mitos religiosos" por "contos de fadas para adultos"?

15 – Por que a teoria da evolução não produziu ainda modelo teórico para a origem da vida que realmente funcione?

16 - Cite exemplos que corroborem a firmação de que os peixes, répteis, aves e mamíferos tiveram origem ancestral comum.

17 – Cite exemplos que sustente a tese de que os invertebrados deram origem aos vertebrados.

18 - São os cientistas "objetivos", "neutros" e dignos de confiança nas suas pesquisas?

19 - Como explicar as muitas fraudes ocorridas e que ainda ocorrem nos meios científicos?

20 - Por que as dificuldades teórico-empíricas do neodarwinismo não são apresentadas ao público de um modo geral?

21 - Por que os jornalistas da área de ciência não fazem distinção entre Teoria Especial da Evolução (micro-evoluções, intra-espécies, empiricamente comprovadas) e a Teoria Geral da Evolução (macro-evoluções, inter-espécies, empiricamente não-comprovadas)?

22 - Por que a recusa dos darwinistas em reconhecer sua incapacidade quanto à evolução dos sistemas complexos das máquinas moleculares?

23 - Existem falhas na Teoria da Evolução?

24 - Pode o acaso explicar por que tenha um dia um outro macaco, de nome Shakespeare, nascido, crescido e sentido a urgência indeclinável de escrever Hamlet? (Penna: “Polemos”)

25 - Pode a loteria explicar a Nona Sinfonia de Beethoven? (idem)

26 - Seria realmente válida a teoria ortodoxa neodarwinista moderna ao propor que, pela seleção natural, o acaso conduz necessariamente ao progresso do ameba primitivo ao Homo sapiens, e do Homo sapiens a gênios como Platão, Shakespeare, Kant, Beethoven, Einstein ou Neumann? (idem).

27 - Que mudanças teriam dado origem ao "homem moderno"?

28 - Quando teriam acontecido, e por quê?

29 - Será que o homem vai continuar a evoluir ou o Homo sapiens tornou-se obsoleto o processo de evolução?

30 - Quem, afinal, são os “favoráveis” e os “desfavoráveis” na seleção natural?

31 - Na seleção sexual, supondo que o macho escolhe a fêmea pelos seus aspectos mais atraentes, e a fêmea escolhe o macho pela sua força física e mental, não seria essa essas escolhas meramente subjetivas?

32 - Por que os encantos das fêmeas e a força do macho são as características mais seletivas?

33 - Cite exemplos que demonstre que a Teoria da Evolução se encaixa na tese de Karl Popper, da falseabilidade.

34 - Como encaixar o emú ou casoar (ave australiana – Dromeus irroratus) no modelo darwiniano, já que entre esta espécie é a fêmea bem maior e mais agressiva do que o macho, e a qual ataca os filhotes para matá-los?

35 - Supondo que uma mutação determinou o comportamento desta fêmea, levando-a a atacar a própria prole, pode-se concluir que uma mutação simultânea e completamente oposta também tenha ocorrido no comportamento do macho, levando-o a chocar e defender os filhotes da própria mãe?

36 - Seria então isto uma “estupidez” da natureza?

37 - Supondo que o aparecimento dos chifres do veado e a cauda do pavão não sejam produto da seleção natural, mas uma “preferência”, aparentemente aleatória, da fêmea seduzida por essas características do macho, em que consistiria esta tal “preferência”?

38 - As “armas” que existem em ambos os sexos nas espécies (como as garras, os dentes dos leões e dos tigres) teriam sido resultado da seleção natural?

39 - Em que consistem as “vantagens” do belo antílope do deserto da Arábia (o Oryx leucoryx), em que o macho possui dois chifres pontiagudos, com duas lanças curvas as quais se aproximam da própria nuca, prejudicando-o na luta?

40 - Supondo que os antepassados do Homo sapiens tenham perdido os pêlos pela necessidade de súbito e extremado esforço, com enorme dispêndio de calor na busca da caça, então por que, afinal, o homem ficou com mais pêlos do que a mulher?

41 - Se era o macho que ia à busca da presa, enquanto a fêmea permanecia em grutas protegendo a prole e os alimentos, não seria mais lógico que o macho ficasse com menos pêlos, já que se esfalfava sob o sol abrasador na perseguição de algum antílope, e não a fêmea sentadinha em “casa”?

42 - Como explicar, pela seleção natural, o exemplo dos lemingos (Lemmus lemmus), os quais em certa época do ano avançam em massa compactas e, enfrentando um oceano ou o lago, mergulham aos milhões, nadando e morrendo afagados?

43 - Como explicar este comportamento em termos darwinianos de sobrevivência dos mais aptos na seleção natural?

44 - Um suicida pode transmitir a seus descendentes a própria tendência à destruição?

45 - Como explicar o comportamento altruístico do ponto de vista da seleção natural?

46 - Levando em conta que o mecanismo de seleção natural tende a favorecer o indivíduo mais forte, mais esperto, mais inteligente e mais egoísta no sentido de preservação da própria vida e descendência, como explicar que a natureza crie heróis altruísticos mais prontos a se sacrificar pelos mais fracos?

47 - Como explicar, segundo critérios da seleção natural, o caso de uma espécie de abelha brasileira conhecida como caga-fogo, a qual, quando descobre estar a colméia em perigo, morde o atacante com tamanha violência que, na ferida, deixa as próprias vísceras e logo morre, e de tal forma que fedor do veneno atrai as outras abelhas as quais, por sua vez, precipitam-se num insano ataque suicida ao inimigo?

48 - Como pode o homem possuir em sua natureza e herdar a capacidade de escolha entre o bem e o mal?

49 - Como pode ser vantajoso, do ponto de vista da seleção natural, ajudar o rival, perdoar o inimigo, colocar o último em primeiro lugar e sacrificar a própria libido em benefício de um propósito religioso que ultrapassa o indivíduo?

50 - Por que excluir a possibilidade de que o Sobrenatural (uma Inteligência superior) afetou a natureza, já que não há regra alguma em qualquer que seja livro científico ou em qualquer estatuto de sociedades científicas, que afirmem que o Sobrenatural deva ser descartado como hipótese?

51 - O homem moderno teria surgido apenas na África ou teria evoluído pela miscigenação entre vários hominídeos de linhagens extintas, como o Homo erectus?

52 - "Vocês podem me dizer alguma coisa sobre evolução, qualquer coisa que seja verdade?" - Por: Collin Patterson (paleontólogo, evolucionista, do Museu de História Natural de Londres, no dia 5 de novembro de 1981, no Museu Americano de História Natural).

É isso!


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