Membro: IBA MENDES
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Por que mesmo em pleno século XXI a rejeição popular ao darwinismo é avassaladora?_________
Por que Darwin não consegue emplacar no âmbito popular e mesmo entre os professores de ciência?
Por que mesmo com o Evolucionismo Teísta de Francis Collins o povo permanece cético da teoria evolutiva?
Por grande parte dos professores de ciência também rejeitam a teoria evolutiva tal qual é proposta pelo neodarwinismo?
Recentemente (24/12/2008) o Estadão on-line publicou uma matéria intitulada 30% dos docentes ingleses são a favor do criacionismo, na qual se afirma:
“Mais de um quarto dos professores de ciências das escolas públicas da Grã-Bretanha acredita que o criacionismo deveria ser ensinado com a Teoria da Evolução nas escolas, de acordo com uma pesquisa realizada com profissionais do ensino fundamental e médio do país. Foram ouvidos 923 docentes e outros 65% discordaram da inclusão das explicações religiosas para a origem do Universo no currículo escolar.
Segundo a matéria:
“Os 29% que se disseram a favor concordaram com a frase apresentada pela pesquisa: "O criacionismo deveria ser ensinado nas aulas de ciências com as teorias do Big Bang e da Evolução ." A maioria dos professores (73%), no entanto, respondeu que o tema poderia ser debatido em sala de aula ao se falar sobre evolução e Big Bang”.
Comentando esta pesquisa, o ideólogo inglês Richard Dawkins, íncone do ateísmo dogmático da atualidade, expressou sua decepção, classificando o resultado da pesquisa como uma "vergonha nacional".
Até mesmo acadêmicos darwinistas têm opiniões, assim, digamos um tanto não-convencionalmente-darwinista, como é o caso do ex-diretor de educação da Royal Society, Michael Reiss, o qual fora obrigado a renunciar ao cargo em setembro por causa da polêmica causada pelas suas opiniões a favor do criacionismo nas escolas. Conforme a mesma matétria:
“Reiss comentou a pesquisa e disse que as aulas de ciências nas escolas oferecem "uma fantástica oportunidade" para que os estudantes de todas as idades sejam apresentados ao pensamento científico sobre as origens do universo e da evolução da vida. "Alguns estudantes apresentam crenças criacionistas. A tarefa daqueles que ensinam ciências é, portanto, ensinar a ciência garantindo que tais estudantes sejam tratados com respeito."
Reiss diz que o criacionismo não deveria ser tratado como equívoco, mas como visão de mundo. "O simples fato de uma determinada coisa não ter fundamento científico não me parece ser razão suficiente para justificar a exclusão do tema de uma aula de ciências." (vide link 1)).
Voltando ao popular, no ano passado, numa outra pesquisa realizada pelos USA Today/Gallup e publicada no jornal "USA Today" (a aqui na Folha on-line) e que tinha por título: Americanos acreditam tanto na evolução quanto no criacionismo, foi constado que “um quarto dos americanos escolheu as duas teorias como possível resposta, revelou uma consulta divulgada hoje”. "Do total, diz a folha, 25% dizem que tanto a teoria criacionista quanto a da evolução são definitivamente ou provavelmente certas".
Da amostragem geral, a maioria dos americanos expressou uma forte crença no criacionismo, segundo a qual Deus criou os humanos em sua forma atual, durante um período de tempo compreendido nos últimos 10 mil anos.
Sessenta e seis por cento disseram acreditar no criacionismo, dos quais 39% afirmaram que definitivamente era certo, enquanto 27% disseram que provavelmente era.
Mas 53% disseram acreditar na evolução, teoria científica segundo a qual os humanos se desenvolveram de formas menos avançadas de vida durante milhões de anos. Dezoito por cento expressaram que a evolução era definitivamente certa, enquanto 35% responderam que provavelmente era.
Reiss diz que o criacionismo não deveria ser tratado como equívoco, mas como visão de mundo. "O simples fato de uma determinada coisa não ter fundamento científico não me parece ser razão suficiente para justificar a exclusão do tema de uma aula de ciências." (vide link 1)).
Voltando ao popular, no ano passado, numa outra pesquisa realizada pelos USA Today/Gallup e publicada no jornal "USA Today" (a aqui na Folha on-line) e que tinha por título: Americanos acreditam tanto na evolução quanto no criacionismo, foi constado que “um quarto dos americanos escolheu as duas teorias como possível resposta, revelou uma consulta divulgada hoje”. "Do total, diz a folha, 25% dizem que tanto a teoria criacionista quanto a da evolução são definitivamente ou provavelmente certas".
Da amostragem geral, a maioria dos americanos expressou uma forte crença no criacionismo, segundo a qual Deus criou os humanos em sua forma atual, durante um período de tempo compreendido nos últimos 10 mil anos.
Sessenta e seis por cento disseram acreditar no criacionismo, dos quais 39% afirmaram que definitivamente era certo, enquanto 27% disseram que provavelmente era.
Mas 53% disseram acreditar na evolução, teoria científica segundo a qual os humanos se desenvolveram de formas menos avançadas de vida durante milhões de anos. Dezoito por cento expressaram que a evolução era definitivamente certa, enquanto 35% responderam que provavelmente era.
Os resultados foram retirados de uma pesquisa do USA Today/Gallup com um universo de 1.007 pessoas, entrevistadas entre 1º e 3 de junho. A pesquisa tem margem de erro de 3% (vide link 2).
Outra interessante pesquisa, também realizada na terra onde se fecundou o evolucionismo, e onde nasceu o seu ícone máximo, Charles Darwin, a Teoria da Evolução também não é unanimidade.
Metade dos britânicos não aceita teoria da evolução, noticiou o site da BBC. Segundo matéria, numa pesquisa conduzida pelo Instituto MORI e no qual se entrevistou 2000 pessoas, “mais da metade da população britânica não aceita a teoria da evolução”. Além disso, diz o jornal, mais de 40% dos entrevistados acreditam que o criacionismo, ou o chamado "projeto inteligente" deveriam ser ensinados nas aulas de ciências das escolas.
De acordo com a BBC:
Os pesquisadores perguntaram aos entrevistados o que melhor descrevia sua visão da origem e desenvolvimento da vida, ao que 22% responderam criacionismo, 17% optaram pelo desenho inteligente, 48% escolheram a teoria da evolução, de Charles Darwin, e o resto não soube o que responder.
O projeto inteligente é o conceito de que algumas criaturas têm características tão complexas que sua existência é melhor explicada por um "projeto inteligente" do que pela seleção natural.
Quarenta e quatro por cento optou pelo criacionismo, 41% votou pelo projeto inteligente e 69% defenderam que a teoria darwinista permaneça no currículo escolar.
Um dos que encomendou a pesquisa declarou:
"Muitas pessoas esperavam que o público optasse pela teoria da evolução, mas muita gente parece acreditar em uma teoria alternativa para a origem da vida."
Segundo o jornal, as conclusões causaram surpresas em meio à comunidade científica (vide link 3).
É isso!
Outra interessante pesquisa, também realizada na terra onde se fecundou o evolucionismo, e onde nasceu o seu ícone máximo, Charles Darwin, a Teoria da Evolução também não é unanimidade.
Metade dos britânicos não aceita teoria da evolução, noticiou o site da BBC. Segundo matéria, numa pesquisa conduzida pelo Instituto MORI e no qual se entrevistou 2000 pessoas, “mais da metade da população britânica não aceita a teoria da evolução”. Além disso, diz o jornal, mais de 40% dos entrevistados acreditam que o criacionismo, ou o chamado "projeto inteligente" deveriam ser ensinados nas aulas de ciências das escolas.
De acordo com a BBC:
Os pesquisadores perguntaram aos entrevistados o que melhor descrevia sua visão da origem e desenvolvimento da vida, ao que 22% responderam criacionismo, 17% optaram pelo desenho inteligente, 48% escolheram a teoria da evolução, de Charles Darwin, e o resto não soube o que responder.
O projeto inteligente é o conceito de que algumas criaturas têm características tão complexas que sua existência é melhor explicada por um "projeto inteligente" do que pela seleção natural.
Quarenta e quatro por cento optou pelo criacionismo, 41% votou pelo projeto inteligente e 69% defenderam que a teoria darwinista permaneça no currículo escolar.
Um dos que encomendou a pesquisa declarou:
"Muitas pessoas esperavam que o público optasse pela teoria da evolução, mas muita gente parece acreditar em uma teoria alternativa para a origem da vida."
Segundo o jornal, as conclusões causaram surpresas em meio à comunidade científica (vide link 3).
É isso!
Fonte:
↓
Link 1
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081224/not_imp298459,0.php
↓
Link 2
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u303048.shtml
↓
Link 3:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/01/060126_evolucaodarwinba.shtml
↓
Veja também:
http://www.guardian.co.uk/education/2006/aug/15/highereducation.students
Link 1
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje
↓
Link 2
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien
↓
Link 3:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporte
↓
Veja também:
http://www.guardian.co.uk/education/200
Link no Orkut:
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