Membro: IBA MENDES
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Antes de qualquer cousa, faço saber que não tenciono aqui defender de forma alguma a literalidade do relato bíblico do Gênesis. Meu objetivo é simplesmente o de tentar entender, a partir das idéias dos evolucionista teístas, como funciona a lógica de uma teoria evolutiva sob a égide de uma concepção religiosa._________
Dando uma observada na Comunidade “Evolucionismo Teísta”, deparei-me com um tópico intitulado: “como surgiu o pecado original?”
Indagava o autor (vide link no fim do tópico): ”se os relatos de genesis não são lirerais, então como entrou o pecado no mundo segundo o evolucionismo teista????”
Alguém então tentou uma explicação:
”Quando a autor fala em ADÃO e EVA, está se referindo a HUMANIDADE. E ao ato de COMER DO FRUTO PROIBIDO, está se referindo à uma infração cometida pela humanidade que causou o distanciamento entre nós e DEUS. A mensagem é essa, em algum momento, no início, quando o HOMEM já se diferenciava dos hominídios e adquiriu CONSCIÊNCIA houve uma desobediência a DEUS que resultou na perda da comunhão” .
E outro, um tanto sincero, confessou com certa hesitação:
”Essa complexa questão é sempre algo dfícil de lidar. Sempre fico confuso com isso, e algumas vezes não vejo com bons olhos essa questão trabalhada (ou evitado?) pelos evolucionistas cristãos sobre como surgiu o pecado/morte.”
E, por último, outra opinião não menos hesitante:
”Não há consenso entre os evolucionistas teístas sobre como o pecado entrou no mundo. Evo-teístas mais conservadores evitam explicações naturalistas para aspectos da natureza humana e acreditam que Deus inseriu almas em nossos ancestrais em um certo ponto no passado, enquanto os mais liberais diferem”.
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Como é possível notar, qualquer tentativa de conciliação entre o materialismo darwinista e o espiritualismo teísta sempre culmina em insatisfação e hesitação. É como querer harmonizar Pavarotti com Tiririca.
O evolucionismo Teísta só faz sentido à luz do DEÍSMO. Numa concepção TEÍSTA só pode existir à base de jibóicas ginásticas teológicas, e ainda assim, nunca satisfaz plenamente.
Nem mesmo o básico, ou seja, o ponto no qual Deus teria dado sua contribuição à Evolução, faz algum sentido numa visão teológica teísta. Alguns dizem que Ele apenas deu o “pontapé inicial”, e o resto, ou seja, o desenvolvimento da vida deu-se por mecanismos cegos e aleatórios, como a seleção natural.
Sob a lógica do Deísmo, vá lá, é perfeitamente plausível achar uma brecha na teoria da evolução para o divino; todavia, segundo uma ótica Teísta, isso vira o “samba-do-criolo-doido”. Simplesmente não dá!
É isso!
”Não há consenso entre os evolucionistas teístas sobre como o pecado entrou no mundo. Evo-teístas mais conservadores evitam explicações naturalistas para aspectos da natureza humana e acreditam que Deus inseriu almas em nossos ancestrais em um certo ponto no passado, enquanto os mais liberais diferem”.
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Como é possível notar, qualquer tentativa de conciliação entre o materialismo darwinista e o espiritualismo teísta sempre culmina em insatisfação e hesitação. É como querer harmonizar Pavarotti com Tiririca.
O evolucionismo Teísta só faz sentido à luz do DEÍSMO. Numa concepção TEÍSTA só pode existir à base de jibóicas ginásticas teológicas, e ainda assim, nunca satisfaz plenamente.
Nem mesmo o básico, ou seja, o ponto no qual Deus teria dado sua contribuição à Evolução, faz algum sentido numa visão teológica teísta. Alguns dizem que Ele apenas deu o “pontapé inicial”, e o resto, ou seja, o desenvolvimento da vida deu-se por mecanismos cegos e aleatórios, como a seleção natural.
Sob a lógica do Deísmo, vá lá, é perfeitamente plausível achar uma brecha na teoria da evolução para o divino; todavia, segundo uma ótica Teísta, isso vira o “samba-do-criolo-doido”. Simplesmente não dá!
É isso!
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