domingo, 12 de julho de 2009

Religião, Criacionismo e Desenho Inteligente

Membro: IBA MENDES
____
O texto a seguir consta de uma entrevista com William A. Dembski, concedida a Eduardo Arroyo e por Mario A. Lopez (presidente de Ciencia Alternativa), e que acabei de traduzir do espanhol.


William A. Dembski (matemático, filósofo, membro do Discovery Institute e diretor executivo da International Society for Complexity, Information, and Design), responde alguns questionamentos acerca do DI, religião e criacionismo. Fala sobre o porquê de o DI ser bem recebido pelos religiosos em geral.

Qual é a relação, se é que existe, entre a religião e o DI?

Dembski:
O DI não é uma doutrina religiosa, mas aponta para uma Inteligência por trás do Universo. Desta forma, é mais favorável à religião no sentido de que não é a teoria da evolução, que sempre se firmou na idéia de que as forças naturais sem direção compreensível podem levar adiante tudo o que foi criado. O DI mostra que a natureza, quando é entendida em termos materialistas (ou seja, como matéria e energia governada por leis inquebrantáveis de interação) é fundamentalmente incompleta. Considero que o Desenho Inteligente está fazendo pela ciência o que a prova da Incompletitude de Gödel fez pelas matemáticas, ou seja, demonstrar que nem a natureza nem a realidade são completas em si mesmas.

Crentes da “terra nova”, criacionistas, Desenho Inteligente… É tudo a mesma coisa? Por quê?

Dembski:
O Criacionismo é uma doutrina religiosa acerca de um Deus Criador o qual criou o mundo do nada. Normalmente é também uma doutrina acerca da relação entre a ciência e a religião, afirmando que uma ciência correta deve harmonizar-se com uma leitura própria dos primeiros capítulos do Gênesis. O Criacionismo, portanto, tende a colocar em consonância religião e ciência. O DI, ao contrário, busca sinais de desenho no mundo natural e, como tal, não se preocupa com a natureza última da Inteligência. Mostra que existe uma Inteligência por trás do Universo, porém não tenciona fazer conectar essa Inteligência com uma doutrina religiosa específica. Por esta razão, minhas idéias têm sido calorosamente recebidas por cristãos, judeus, muçulmanos, hindus, budistas etc.

Quando perguntado acerca de Richard Dawkins, mais precisamente sobre o seu livro “Deus, um Delirio”, Dembski faz este comentário:

Dawkins é um cientista materialista que busca ajustar a ciência ao seu ateísmo materialista. Porém, o fato é que a atual evidência científica aponta de modo crescente para uma Inteligência Planejadora por trás do Universo. (…) Se Dawkins nao se sentisse ameaçado pelo DI, duvido que seria tão agressivo na divulgação de seu ateísmo.

A quem se interessa em saber mais sobre o DI, vão aí algumas sugestões de sites:

http://www.americanchronicle.com/articles/viewArticle.asp?articleID=21335 (em ingês)
http://www.ciencia-alternativa.org/articulos.htm (espanhol)
http://www.idurc.org/
http://www.designinference.com/ (inglês)


Nenhum comentário:

Postar um comentário