domingo, 23 de agosto de 2009

"A Origem da Vida e um Experimento Esquecido"

"A Origem da Vida e um Experimento Esquecido"



DEBATES COMPLETOS - COMUNIDADE GÊNESIS


20/10/08

Camilo

A Origem da Vida e um Experimento Esquecido

.
Experimento Esquecido Pode Talvez Explicar a Origem da Vida

Depois de re-analisarem os resultados de uma pesquisa não-publicada conduzida por Stanley Miller em 1953, químicos perceberam que seu experimento na verdade havia produzido uma fartura de aminoácidos — a base protéica da vida.

Miller ficou famoso pelos resultados dos experimentos sobre a formação de aminoácidos numa jarra enchida com metano, hidrogênio e amônia — sua versão da sopa primordial. No entanto, suas estimativas acerca da composição atmosférica foram mais tarde consideradas imprecisas. E o experimento passou a ser considerado como um exemplo genérico (em vez de um exemplo profícuo) de como as primeiras moléculas orgânicas poderiam ter se agregado.

Porém, os resultados mais recentes, provenientes de amostras encontradas numa velha caixa por um dos ex-alunos de Miller, vêm de um dispositivo que imitava condições vulcânicas que, ao contrário das estimativas da composição atmosférica da Terra primitiva aventadas por Miller, hoje se acredita terem de fato existido três bilhões de anos atrás.

Os achados sugerem que aminoácidos podem ter se formado quando relâmpagos atingiram reservatórios de gases nos flancos de vulcões, e constituem uma coda bem apropriada para a sinfonia biográfica do falecido pai da química pré-biótica.

“O que é surpreendente é que foi ele quem fez isso”, disse o co-autor do estudo, Jeffrey Bada, bioquímico do Scripps Institute of Oceanography e ex-aluno de Miller. “Tudo o que eu fiz foi ter acesso aos extratos dele.”

Bada encontrou o experimento original por puro acidente, depois que um colega de Miller mencionou ter visto uma caixa de amostras experimentais no escritório de Miller. Bada, que herdou o espólio científico de Miller após sua morte em 2007, achou em seu próprio escritório a caixa em questão — literalmente rotulada com a inscrição“Experimentos de 1953-1954”.
20/10/08

Camilo

Dentro dela, havia amostras retiradas por Miller de um dispositivo que cuspia uma corrente concentrada de gases primordiais sobre faíscas elétricas.

À época do experimento, Miller não tinha acesso à cromatografia de líquidos de alta-performance, que permite que os químicos analisem e classifiquem amostras com níveis de precisão antes jamais imaginados. E quando a equipe de Bada re-analisou as amostras desconsideradas, encontraram nada menos do que 22 aminoácidos, vários dos quais nunca foram vistos por Miller em toda uma vida de desenvolvimento de modelos de condições primordiais.

Talvez os primeiros aminoácidos tenham se formado quando os tipos de gases que encontramos no aparelho de Miller se acumularam ao redor de vulcões ativos na Terra primitiva, disse Bada. “Em vez de ter havido sínteses de moléculas orgânicas por toda parte, teria havido uma porção de pequenas fábricas localizadas na forma destas ilhas vulcânicas”, explicou.

“Os precursores dos aminoácidos se formaram numa coluna de fumaça e se concentraram ao logo de diversas praias. (Imagem: http://blog.wired.com/.shared/image.html?/photos/uncategorized/2008/10/16/volcano3.jpg ) Acomodaram-se na água, sofreram outras reações ali, e enquanto eram levados pelas marés ao longo da praia, tornaram-se concetrados e passaram por novos eventos de polimerização”, disse o bioquímico, Adam Jorhson, da Universidade de Indiana, um outro autor do estudo. “E raios” — o catalisador final da equação — “tendem a ser extremamente comuns quando há erupções vulcânicas”. (Imagem: http://blog.wired.com/.shared/image.html?/photos/uncategorized/2008/10/16/volcano2_2.jpg )
20/10/08

Camilo

Luke Leman, um bioquímico do Scripps Institute que não participou do estudo, publicado hoje no periódico científico Science, concorda: “Estes achados somam-se a um corpo crescente de literatura que sugere que áreas próximas a vulcões possam ter sido áreas de intensa atividade da química orgânica na Terra primitiva.” E disse ainda: “Estas descobertas provavelmente inspirarão uma próxima geração de químicos pré-bióticos, tal como os resultados do experimento original de Miller inspiraram por mais de 50 anos.”

Bada acrescentou: “Há uma lição aqui: nunca jogue nada fora!”

Após a publicação do artigo na Science, o químico pré-biótico da Universidade de Harvard, Jack Szostak, comentou:“Gosto muito deste trabalho, pois ele mostra que temos de pensar em ambientes locais onde classes específicas de moléculas possam ser produzidas. Uma boa quantidade de coisas podem ser produzidas perto (não dentro) de vulcões, outras coisas em outros ambientes. Pelo menos isto ajuda a se afastar da velha e tola idéia de que a vida começou numa sopa primordial oceânica (homogênea demais e diluída demais para que qualquer coisa interessante aconteça).”

-------------------------
Traduzido e adaptado de: http://blog.wired.com/wiredscience/2008/10/forgotten-exper.html?npu=1&mbid=yhp

Artigo na Science: http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/322/5900/404

Science, 17 de outubro de 2008: Vol. 322. nº. 5900.
DOI: 10.1126/science.1161527
20/10/08

Eli

Senta que lá vem trollagem...
20/10/08

Gerson

Esta até demorando as postagens "trolladas"!
20/10/08

Eli

...nada menos do que 22 aminoácidos...

Para quem não sabe, todas as proteínas do nosso corpo,

que regulam o formato das células pelo citoesqueleto; que constituem nossos cabelos, unhas, e a camada de proteção da epiderme (queratina); que replicam o DNA, transcrevem-no para RNA, e traduzem-no para outras proteínas; que produzem ATP a partir de um gradiente eletroquímico de prótons, que direcionam elétrons através das membranas das mitocôndrias para criar esse gradiente; que hidrolisam e modificam milhares de milhares de moléculas orgânicas; que fazem todos os nossos movimentos musculares; que possibilitam o batimento cardíaco, a memória, o ciclo do sono, a respiração, através de canais que regulam a passagem de cátions através das membranas das células excitáveis;

são todas formadas por apenas 20 aminoácidos. Alguns são produzidos a partir de substratos por nossas próprias enzimas, outros só encontramos na alimentação.

Eis que Miller produziu mais que o suficiente de tipos de aminoácidos diferentes, que fazem tudo isso que eu acabei de descrever e muito mais quando juntos em cadeia.
20/10/08

Eli

Por falar em Jack Szostak, sugiro outra notícia de pesquisa dele:
http://tetrapharmakosinvitro.blogspot.com/2008/09/bilogos-prestes-criar-nova-forma-de_10.html

Agora vejamos os argumentos criacionistas e DIstas se são tão bons quanto os nossos.
20/10/08

Camilo

Pois é, Eli...

.
Ao tomar conhecimento deste novo estudo, o Serjão comentou que o experimento era realmente interessante e acrescentou:

Cabe também uma observação sobre o próprio desenvolvimento da Ciência.

Quando Urey e Miller começaram o seu projeto, não havia nada, começaram do zero! E assim que desenvolveram aquele outro, com o sucesso estrondoso que tiveram, eles acabaram involuntariamente "fechando as portas", pois os experimentos subseqüentes o utilizaram como ponto de partida.

Interessante essa outra "porta que se abre" para simulação em cima de sistemas vulcânicos.

Curioso como Miller deixou de lado esse experimento com tanto potencial...


Ao que eu comentei sobre o quanto é admirável essa questão que ele mencionou sobre o desenvolvimento da ciência. A maravilha de sempre se estar em face de novos achados, de sempre se estar reavaliando velhos princípios e aprimorando-os ou substituindo-os por outros dos quais emergem mais evidências corroborantes.

E ainda há quem queira insinuar que a ciência é uma religião e que os cientistas são tão dogmáticos quanto xiitas muçulmanos!

Haja paciência para tanta besteira, viu!?

Sobre Miller ter desprezado tão relevante experimento, até compreendo que ele não dispunha na época dos recursos tecnológicos com que os químicos puderam contar agora para analisar suas amostras, mas realmente é curioso que ele tenha feito tão pouco caso justamente de um experimento que pode, como o Serjão salientou, estar abrindo novas portas na química pré-biótica para a compreensão da origem da vida na Terra. Felizmente, como bem observou o ex-aluno de Miller, ele teve o cuidade de guardar as amostras, em vez de jogá-las fora.

Ganha a ciência com esse cuidado!
.
20/10/08

Iba Mendes

FATOS e MITOS

FATOS

1 - Fabricar as moléculas da vida através de processos químicos fora da célula é, na realidade, muito fácil. Qualquer químico competente pode comprar alguns elementos químicos em uma fornecedora comercial, pesá-los na proporção correta, dissolvê-los em um solvente apropriado, aquecê-los em um frasco durante um período predeterminado de tempo e purificar o produto químico desejado, separando os elementos químicos que não quer e que são produzidos por reações colaterais.

2 - O químico pode não somente fabricar aminoácidos e nucleotídeos—os blocos de armar—mas também usá-los e construir os próprios edifícios: proteínas e ácidos nucleicos. Na verdade, o processo para se conseguir isso foi automatizado e máquinas que misturam e fazem com que elementos químicos reajam para gerar proteínas e ácidos nucleicos são vendidas por várias empresas.

3 - Qualquer estudante de graduação pode ler o manual de instruções e produzir em um ou dois dias uma longa peça de ADN — talvez o gene que codifica uma proteína conhecida.
20/10/08

Iba Mendes

MITOS

1 - Não havia químicos há quatro bilhões de anos.

2 - Tampouco havia fornecedores de produtos químicos, retortas, nem muitos dos outros aparelhos que o químico moderno usa diariamente em seu laboratório e que são necessários para se obter bons resultados.

3 - Um cenário convincente da origem da vida requer que a direção inteligente das reações químicas seja minimizada tanto quanto possível.

4 - Ainda assim, a participação de algum tipo de inteligência é inevitável.

5 - Se as condições na Terra primitiva se parecessem de fato com as malsucedidas tentativas de Miller, então, na realidade, nenhum aminoácido poderia ter sido produzido.

6 - Além do mais, ligar muitos aminoácidos para formar uma proteína dotada de atividade biológica útil constitui um problema químico muito mais difícil do que fabricar aminoácidos.

7 - A grande dificuldade em encadear aminoácidos é que, quimicamente, isso envolve a remoção de uma molécula de água em cada aminoácido ligado à cadeia em crescimento da proteína. De modo oposto, a presença de água cria enorme dificuldade ao aminoácido para formar a proteína.

8 - Uma vez que a água é tão abundante na Terra, e tendo em vista que os aminoácidos nela se dissolvem facilmente, os pesquisadores da origem da vida foram obrigados a propor cenários incomuns para contornar esse problema.

9 - Um cientista chamado Sidney Fox, por exemplo, sugeriu que talvez alguns aminoácidos tivessem sido jogados do oceano primordial sobre uma superfície muito quente, tal como a borda de um vulcão em atividade. Nessa altura, continua a história, eles seriam aquecidos acima do ponto de ebulição da água; desaparecida a água, os aminoácidos poderiam se interligar.

10 - Infelizmente, outros pesquisadores haviam mostrado antes que aquecer aminoácidos produz um alcatrão marrom escuro, malcheiroso, e não proteínas detectáveis.
20/10/08

Iba Mendes

11 - A circunstância especial necessária para produzi-los — condições quentes, secas (supostamente representando locais raros como bordas de vulcão), com volumes exatos de aminoácidos já purificados, pesados de antemão — lança uma escura nuvem sobre a importância desses experimentos.

12 - Pior ainda, uma vez que proteinóides não são proteínas de fato, o grande problema de formar proteínas autênticas permanece insolúvel.

13 - Embora um químico possa produzir com facilidade nucleotídeos em laboratório, sintetizando os componentes em separado, purificando-os e, em seguida, recombinando-os, reações químicas não dirigidas geram, esmagadoramente, produtos indesejáveis e uma massa amorfa no fundo do tubo de ensaio.

Moral da história:
Sapatos podem ser tudo de que necessitamos para ir de Milão a Roma, mas precisaremos de mais do que isso para ir de Roma à Sicília; vamos precisar de um barco.

Referência bibliográfica:
Michael Behe: “A Caixa Preta de Darwin”, Zahar Editor, 1997.
20/10/08

Iba Mendes

Ah!

É isso! ((rs))
20/10/08

Iba Mendes

E ainda há quem queira insinuar que a ciência é uma religião e que os cientistas são tão dogmáticos quanto xiitas muçulmanos!


Ainda estou com Lewontin:

"A ciência, como outras atividades produtivas, como o Estado, a família, o esporte, é uma instituição social completamente integrada e influenciada pelas estruturas de todas as outras instituições sociais...".


O resto é mito, é fantasia, é religião às avessas...


É isso!
20/10/08

Gerson

Acaram de ler o pronunciamento da Igreja Internacional da Graça de Deus a respeito das experiências de Miller.
20/10/08

Iba Mendes

Eis que Miller produziu mais que o suficiente de tipos de aminoácidos diferentes, que fazem tudo isso que eu acabei de descrever e muito mais quando juntos em cadeia.

Refutadíssimo pelo Behe:


1 - O cianeto de hidrogénio e a amônia não são usados na biossíntese do AMP. Mesmo que existissem na antiga Terra, e ainda que isso tivesse algo a ver com a origem da vida (o que é problemático por algumas outras razões), a síntese da adenina a partir de moléculas simples no frasco do químico não nos fornece informação nenhuma sobre como surgiu o caminho para fabricar a molécula na célula.

2 - Na verdade, se dissolvêssemos em água (usando os nomes químicos formais) ribose-5-fosfato, glutamina, ácido aspártico, glicina, n10-formil-THF, dióxido de carbono e pacotes de energia de ATP e GTP — todas as pequenas moléculas que são usadas pela célula para construir o AMP e as deixássemos em repouso por um longo tempo (digamos, mil ou um milhão de anos), não conseguiríamos qualquer AMP".


Outra moral da história:

As probabilidades da formação da vida ao acaso são tão pequenas que exigem um ‘milagre’ de geração espontânea equivalente a um argumento teológico”.


É isso!
20/10/08

Gerson

Iba

Quer dizer que o Behe refutou com o que ele "acha" contra os experimentos de Miller?

Então Iba, qual ou quais foram os processos do "planejador" que corroborem com a"complexidade irredutivel"?
20/10/08

Iba Mendes

Dentro dela, havia amostras retiradas por Miller de um dispositivo que cuspia uma corrente concentrada de gases primordiais sobre faíscas elétricas.

Como no caso do Frankenstein da obra de ficção de Mary Shelley.

É isso!
20/10/08

Gerson

Lógica do Iba: ele não acredita, logo não aconteceu ou não existe!rs
20/10/08

Iba Mendes

Após a publicação do artigo na Science, o químico pré-biótico da Universidade de Harvard, Jack Szostak, comentou:" .....


Enquanto isso, Klaus Dose não pareceu nada otimista:

"Mais de trinta anos de experimentação sobre a origem da vida nos campos da evolução química e molecular levaram a uma percepção mais clara da enormidade do problema de seu aparecimento na Terra, em vez de à sua solução. Atualmente, todas as discussões sobre os principais experimentos e teorias nesse campo terminam em um impasse ou numa confissão de ignorância".


É isso!
20/10/08

Iba Mendes

Ou, como ironiza Enézio:


Cadê os Oparins, Haldanes, e Millers tupiniquins quando a gente mais precisa deles?
20/10/08

Gerson

Iba

"Mais de trinta anos de experimentação sobre a origem da vida nos campos da evolução química e molecular levaram a uma percepção mais clara da enormidade do problema de seu aparecimento na Terra, em vez de à sua solução. Atualmente, todas as discussões sobre os principais experimentos e teorias nesse campo terminam em um impasse ou numa confissão de ignorância".


Iba, voce não ter a menor idéia do que seja ciência, isso provavelmente não é ensinado na Igreja Internacional da graça de deus, por isso voce não sabe.

O trecho acima diz apenas que estamos no começo, e como a ciencia de verdade não existem verdades absolutas e muito ainda tem que ser estudado para se chegar a algo perto da realidade no que se refere a origem da vida, absolutamente refuta as experiencias de Miller, só diz que devemos começar, e Miller é o ponto de partida!
20/10/08

Gerson

Enézio não tem credibilidade nem para dar palpite em horoscopo !
20/10/08

Iba Mendes

Gerson,

Miller é o ponto de partida!


É desse jeito que voce quer que o darwinismo ande?

Hum!!!

É isso!
20/10/08

Iba Mendes

O trecho acima diz apenas que estamos no começo

O darwinismo sempre está no começo, sem explicar o começo!

É isso!
20/10/08

Iba Mendes

A Origem da Vida e um Experimento Esquecido

Esquecido?

Lamentavelmente este mito tem feito parte de nossos melhores livros didáticos, os quais foram aprovados pelo MEC/SEMTEC/PNLEM, com o argumento de que faz parte do estágio atual de conhecimento científico na área.

Hum!!!

Lastimável!

É isso!
20/10/08

Gerson

Iba

A TE versa sobre a especiação e não origem da vida!

Engraçado que quando questionado a respeito da identidade do seu planejador , voce diz que isso não interessa, né?..mas aí pode!! Deve ser secredo da IIGD!rs..e quanto aos processos que corroboram com a tal "complexidade irredutivel"?...não precisa porque é obvio, né?

ta de brincadeira Iba?
20/10/08

Iba Mendes

Talvez os primeiros aminoácidos tenham se formado quando os tipos de gases que encontramos no aparelho de Miller se acumularam ao redor de vulcões ativos na Terra primitiva...


Era uma vez, num distante reino, um rei que tinha uma filhinha à qual pôs o nome de Branca de Neve.... Passado algum tempo o rei ficou viúvo, e mais tarde voltou a casar com uma mulher muito bela, mas que era uma bruxa extremamente cruel, que vivia a maltratar a pobre menina....”


((rs))

Talvez Bada esteja enganado....
Talvez Bada esteja compromissado com alguma ideologia...
Talvez Bada queira ressuscitar o mito de Miller...
Talvez o Bada queira superar os irmãos Grimm!

Talvez....

Talvez o Bahia vá a Tóquio...
Talvez eu me case com Débora Secco...
Talvez eu acerte na mega-sena...
Talvez eu vá a Paris amanhã...

TALVEZ:
talvez
adj. 1. Exprime possibilidade ou dúvida. 2. Acaso, porventura, quiçá.

É isso!
20/10/08

Gerson

Só talvez? Iba, apresente algo palpavel para sustentar seu arguemento!

cade a "complexudade irredutivel": os processos do planejador da IIGD?
20/10/08

Iba Mendes

A TE versa sobre a especiação e não origem da vida!

O tópico do darwinista Camilo faz vacilar esta tese.

Na verdade, como costumo dizer: "Darwin pegou o bonde andando e ainda quer sentar na janelinha!" ((rs))

É isso!
20/10/08

Gerson

Que argumento é esse Iba?

faça um favor!!Isso não é um argumento e sim falta de um!!
20/10/08

Iba Mendes

Gérson,

cade a "complexudade irredutivel": os processos do planejador da IIGD?

Esse Behe!!!

"Diante das sólidas evidências disponíveis de planejamento bioquímico, ignorá-las em nome de um processo imaginário seria fazer o mesmo papel daqueles detetives que ignoraram o elefante". ((rs))

É isso!
20/10/08

Gerson

Iba

"Diante das sólidas evidências disponíveis de planejamento bioquímico, ignorá-las em nome de um processo imaginário seria fazer o mesmo papel daqueles detetives que ignoraram o elefante". Behe


Apresente as SÓLIDAS EVIDêNCIAS do PALNEJAMENTO bioquímico!
20/10/08

Camilo

Não, Iba! "Talvez" quer dizer outras coisas!

.
Talvez indica honestidade — o artigo foi recém-publicado e representa um marco nos estudos acerca da química pré-biótica.

Talvez indica que os cientistas são cautelosos em suas afirmações e as fazem em termos probabilísticos — se você leu o artigo original, verá que o que eu traduzi como "talvez" foram os verbos modais may ou might que qualquer pessoa sabe que tem valor semântico de "é provável que".

Talvez indica, principalmente, que a ciência não é fundamentalista e fica insistindo em tentar refutar novasdescobertas com dados de UM livro (a "Bíblia sagrada do DI" escrita por Michael Behe), que já estava desatualizado na época de sua publicação (como o Sérgio demonstrou com a citação de trabalhos aqui que já haviam sido publicados na época em que Behe escreveu seu livro e tinham sido convenientemente ignorados por este).

----

Por fim, não entendi o que quis dizer com isto:

"A TE versa sobre a especiação e não origem da vida!" (Gérson)

O tópico do darwinista Camilo faz vacilar esta tese.


Você está querendo dizer que o fato de eu ser darwinista quer dizer que não posso falar de mais NADA na ciência?

Eu sei bem a diferença entre o que é objeto da TE e o que estuda a química pré-biótica. Vocês do DI é que não entendem isto, justamente porque têm uma pretensa teoria que se aplica a tudo, desde a origem do Universo (também alegadamente "intelligently designed"), passando pela origem da vida na Terra e adentrando o processo de evolução desta.

É justamente por ser o DI uma pretensa "teoria do tudo" (a física do universo, a química e a biologia da vida seriam todos "intelligently designed") que resolvi postar o artigo da Science sobre este novo achado dentre os experimentos de Miller.

É isso!!!
.
20/10/08

Iba Mendes

"Podemos ter tanta confiança em nossa conclusão sobre esses casos quanto na dedução de que uma ratoeira, o monte Rushmore ou um póster de Elvis Presley foram planejados".

Não há uma questão de grau aplicável a esses sistemas, tais como os do homem na Lua ou a forma da Itália.

UM EXEMPLO:

CÍLIO - Nossa capacidade de confiar no planejamento do cílio ou do transporte intracelular repousa sobre os mesmos princípios que nossa capacidade de confiar no planejamento de qualquer coisa: a organização de componentes separados para obter uma função identificável, que depende nitidamente desses componentes.
A função do cílio é servir como um remo motorizado. A fim de cumprir essa função, microtúbulos, ligações de nexina e proteínas motoras têm de ser organizadas com precisão. Elas têm que se reconhecer intimamente e interagir de forma exata. A função não existirá se qualquer um dos componentes estiver ausente. Além disso, muitos outros fatores, além dos citados, são necessários para tornar o sistema útil à célula viva: o cílio tem de ser posicionado no lugar certo, orientado corretamente e ligado ou desligado de acordo com as necessidades da célula.


COAGULAÇÃO SANGUINEA - A função do sistema de coagulação do sangue é ser uma barreira forte, mas transitória. Os componentes do sistema são organizados com esse fim. Fibrinogênio, plasminogênio, trombina, proteína C, fator de Christmas e os demais componentes da via realizam juntos alguma coisa que nenhum deles pode fazer sozinho. Se a vitamina K não estiver disponível, ou faltar o fator anti-hemofílico, o sistema falhará, exatamente da mesma maneira que uma máquina Rube Goldberg não funcionn se um dos componentes estiver ausente. Os componentes se cortam em lugares exatos, alinham-se entre si de maneiras precisas. Atuam para formar uma estrutura sofisticada, que realiza uma tarefa específica.
20/10/08

Gerson

Iba

Outra vez Iba?
20/10/08

Iba Mendes

TRANSPORTES CELULAR - A função do sistema de transporte intracelular é levar carga de um lugar a outro. Para que isso seja feito, os pacotes têm de ser etiquetados, os destinos reconhecidos e os veículos equipados. Os mecanismos precisam estar nos lugares certos para poderem deixar uma área fechada da célula e entrar em outra área fechada. A falha do sistema deixa um déficit de suprimentos de importância crítica em um local, um excedente sufocante em outro. Enzimas úteis em uma determinada área produzem enormes estragos em outra.


OUTROS SISTEMAS - As funções de outros sistemas bioquímicos que ... são facilmente identificáveis, e suas partes interatuantes podem ser enumeradas. Uma vez que as funções dependem de forma crítica de interações complicadas das partes, temos que concluir que elas, tal como uma ratoeira, foram planejadas.


Quer mais?

Ou ainda vai ficar no "começo onde Miller nunca saiu?"

Hum!!!

É isso!
20/10/08

Iba Mendes

Caro Camilo,

Talvez indica honestidade — o artigo foi recém-publicado e representa um marco nos estudos acerca da química pré-biótica.

Nesse caso, SUTILEZA!

Talvez indica que os cientistas são cautelosos em suas afirmações e as fazem em termos probabilísticos — se você leu o artigo original, verá que o que eu traduzi como "talvez" foram os verbos modais may ou might que qualquer pessoa sabe que tem valor semântico de "é provável que".

Nenhum cientista cauteloso colocaria seu TALVEZ neste fracasso de laboratório!

Talvez indica, principalmente, que a ciência não é fundamentalista e fica insistindo em tentar refutar novas descobertas com dados de UM livro (a "Bíblia sagrada do DI" escrita por Michael Behe), que já estava desatualizado na época de sua publicação (como o Sérgio demonstrou com a citação de trabalhos aqui que já haviam sido publicados na época em que Behe escreveu seu livro e tinham sido convenientemente ignorados por este).


Não existem Complexidade Irredutível ou Complexidade Especificada na Bíblia. Entre os Dez Mandamentos não constam algum que ordene que as coisas sejam irredutíveis. Nos demais relatos sagrados não há menção de cílios, flagelos, células e outras máquinas moleculares, todas elas num complô universal escatologicamente programados para destruir o império darwinista.



É isso!
20/10/08

Iba Mendes

Novidade para o Gérson:

Atualizado às: 20 de outubro, 2008 - 18h01 GMT (16h01 Brasília)
Biólogo registra 'som que células fazem ao pensar'

O biólogo britânico Brian Ford diz ter conseguido captar o som do impulso elétrico que uma célula cerebral cultivada em laboratório emite para outra célula cerebral.

Complexidade

Segundo Brian Ford, a manifestação de habilidade mental não é algo que ocorre a partir da complexidade de organismos mais evoluídos, e sim inerente em cada célula individualmente.

O cientista afirma que é preciso analisar as células humanas como um maestro vê uma música, não como um grupo individual de notas musicais, mas como uma sinfonia.

O professor e biólogo diz ainda que muitos organismos unicelulares são capazes de, além de construir proteções elaboradas, fazer reparos em si próprios e até mesmo caçar alimentos.

Ford conclui que, quando a importância destas observações é levada em conta, é preciso reconhecer que estas células estão tomando decisões, se adaptando a situações e descobrindo o que fazer quando têm algum problema.

Isso, mais do que ação em grupo, seria a base da inteligência, de acordo com o biólogo.

Mais, aqui:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/10/081020_celulapensamentofn.shtml

Gostou?

É isso!
20/10/08

Eli

Hahahahahaha...

E que tem isso com DI?

Hum??
É isso??
20/10/08

Eli

Prova de que cílios e flagelos não são irredutivelmente complexos = citoesqueleto.

Não sabe o que é? Pesquise! Hum!!
20/10/08

Luciano

camilo

Experimento Esquecido Pode Talvez Explicar a Origem da Vida

o cara me vem com um 'talvez'?

rs.

quando o camilo tiver algo chamado EVIDÊNCIA DIRETA, que retorne para expor sua alegação. por enquanto, a alegação é risível..
20/10/08

Luciano

camilo

Talvez indica honestidade — o artigo foi recém-publicado e representa um marco nos estudos acerca da química pré-biótica.

errado. não dá para dizer se talvez indica 'honestidade', pois para isso seria preciso um scan da mente, e não há tal tecnologia. no entanto, 'talvez' significa que VOCÊ NÃO TEM EVIDÊNCIAS.

Talvez indica que os cientistas são cautelosos em suas afirmações e as fazem em termos probabilísticos — se você leu o artigo original, verá que o que eu traduzi como "talvez" foram os verbos modais may ou might que qualquer pessoa sabe que tem valor semântico de "é provável que".

'é provavel que' sem ter o CÁLCULO PROBABILÍSTICO não tem valor algum.

por exemplo, é provável que um avião caia. basta pegar a média de aviões que levantaram vôo, e os que caíram, que você pode CALCULAR a probabilidade. aí alguém pode dizer se algo é 'provável' ou não...

mas, sem números, dizer 'é provável' não significa nada...
20/10/08

Luciano

Talvez indica, principalmente, que a ciência não é fundamentalista e fica insistindo em tentar refutar novas descobertas com dados de UM livro (a "Bíblia sagrada do DI" escrita por Michael Behe), que já estava desatualizado na época de sua publicação (como o Sérgio demonstrou com a citação de trabalhos aqui que já haviam sido publicados na época em que Behe escreveu seu livro e tinham sido convenientemente ignorados por este).

a ciência não é fundamentalista, pois é apenas um CONCEITO. não foi a ciência que postou esse tópico, e nem foi a ciência que escreveu tal artigo. foram pessoas, e não ciência.

qualquer pessoa deveria saber disso...

Você está querendo dizer que o fato de eu ser darwinista quer dizer que não posso falar de mais NADA na ciência?

pode falar o que quiser. mas se não tiver EVIDÊNCIAS, vai ser questionado...

É justamente por ser o DI uma pretensa "teoria do tudo" (a física do universo, a química e a biologia da vida seriam todos "intelligently designed") que resolvi postar o artigo da Science sobre este novo achado dentre os experimentos de Miller.

falso. teoria do design inteligente fala de 'certas' características do universo e dos seres vivos. e não 'da física do universo' e 'a biologia'. rsrssr....

ah, como é fácil auditar textos como esses do camilo...
21/10/08

Gerson

Iba

Voce sabe o que é citoesqueleto?
21/10/08

Camilo

Luciano

.
Entschuldigung! Nur damit ich dich richtig verstehe... Willst du damit sagen, dass ich ich nicht aufrichtig war? Wie kommst du auf den Gedanken, dass ich einen Rat Von dir brauche?

Wenn ich deine Meinung über etwas wissen will, frage ich dich. Hast du kapiert?

Übrigens... du wirkst ziemlich überzeugend für einen Jungen, der nur über einen einsilbigen Wortschatz des Deutsch verfügt, Luciano. Komm zur Vernunft, lästiger Bursche!

Es ist so, wie Jones immer sagte... “Ich lache mich tot über dich, Luciano!”

Egal, Hauptsache, du kriechst noch ein wenig, Luciano!


Sim... Meu nível de alemão é avançado. E já que o Jones não está mais aqui, com você eu só converso agora em alemão. Aliás... Em alemão de verdade, não essas coisinhas toscas de tradução online. E outra coisa, já aviso que não há NADA de ofensivo nas linhas acima! Apenas uma resposta objetiva a seus comentários, sem comentários apelativos.


.
21/10/08

Camilo

Ah, sim, Luciano!

.
Só se dirija a mim nesta língua, de agora em diante. E seja gramaticalmente coerente. Para um especialista em auditoria que estudou na Alemanha isso será fácil! Eu só visitei a Alemanha enquanto morava em Londres e estudei alemão aqui no Brasil mesmo, e dou conta muito bem do recado.

Do contrário, Luciano, fique na sua e me deixe em paz, meu caro! Ou, como se diz em alemão: Lass mich in Ruhe!

.
21/10/08

Camilo

Iba

.
Nenhum cientista cauteloso colocaria seu TALVEZ neste fracasso de laboratório!

Fracasso de laboratório?!? Você não lê nada que a gente posta aqui ou simplesmente finge que não vê as coisas?

1) A matéria e, principalmente, o artigo da Science deixam bem claro que o experimento foi muito bem sucedido, produzindo 22 aminoácidos em condições que imitam precisamente as condições aceitas na geologia como tendo existido nos flancos de vulcões há 3 bilhões de anos.

2) O experimento foi posto de lado por Miller porque ele ele não dispunha, na década de 1950, da tecnologia que os químicos e bioquímicos da equipe utilizaram agora para avaliar minuciosamente as amostras de seu experimento.

3) Os resultados foram de fato surpreendentes e, como já dito aqui, abrem novas portas na investigação da origem da vida no ambiente químico da Terra pré-biótica curiosamente através de um experimento realizado pelo "pai" desta linha de pesquisa na química moderna.

4) Muitos cientistas sérios e cautelosos participaram do estudo, outros revisaram o artigo para a publicação numa revista de renome no meio científico, e outros cientistas sérios e de elevada reputação que tomaram conhecimento deste estudo o aplaudiram.

5) Finalmente, o verbo modal "may/might" no artigo é usado sempre em contexto de probabilidade plausível, enquanto o experimento é visto com otimismo pelos cientistas que acreditam que uma nova era na investigação química da origem da vida está se iniciando agora.

Se você não leu o artigo, leia! Se você leu e fingiu que não viu nada, compreenda que suas opiniões evidenciam apenas fé cega em sua religião tedeísta!

Não existem Complexidade Irredutível ou Complexidade Especificada na Bíblia.

Eu disse que você usa o livro desatualizado e equivocado do Behe como se fosse sua Bíblia. No mais, vai continuar falando, como um xiita radical, em flagelo e cílios irredutíveis, apesar disso já ter sido rebatido aqui tantas vezes?
.
9 jan

.. Wesley

Cientistas chegam perto de recriar origem da vida em laboratório
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL948288-5603,00.html
10 jan

Iba Mendes

Wesley,

Bom, Wesley, supondo que eles conseguissem isso, quem teria sido os responsáveis pela primeira forma de vida? Sim, pois, neste caso seres vivos (homens) criariam alguma forma de vida, mas, "lá", não havia laboratórios nem muito menos homens!

E agora, José?
A festa acabou?


É isso!
10 jan

Dennis Edward

Tracey Lincoln e Gerald Joyce, do Instituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, na Califórnia, CONSEGUIRAM ensaiar os primeiros passos do que os cientistas chamam de "mundo de RNA". Traduzindo do cientifiquês para o português, eles produziram MOLÉCULAS extremamente simples que são CAPAZES DE SE REPLICAR e carregar um código genético rudimentar. Seus sucessos foram reportados on-line pelo periódico científico americano "SCIENCE".

>Bem, então, destacando parte da notícia acima, eles CONSEGUIRAM mais um passo da ABIOGÊNESE; no caso uma molécula simples que se replica SOZINHA e carrega um código genético.

Então, com isso, a abiogênese se torna ainda mais plausível.
.
Se um "designer invisível", ou um Extra-terrestre, ou um humano pudessem estar presentes na Origem da Vida quem sabe veriam (de braços cruzados) essas REAÇÕES QUÍMICAS primordiais.
.
.
.
>Ou os céticos e críticos, frente a esses resultados e implicações, estariam a sugerir que AS REAÇÕES QUÍMICAS DEPENDEM e são obra de "Forças Ocultas"......Sobrenaturais!!!

.
10 jan

. diego

AUHUAHAUHAUHAUAHUAH

O Iba morre de ódio do cientistas!

E eu morro de rir do desespero dele!



''TE é mito! DI, eis a verdade!''


HUHAUSHAUSHAS
10 jan

Luciano

diego

AUHUAHAUHAUHAUAHUAH
O Iba morre de ódio do cientistas!


e pq alguém teria ódio de cientistas? detalhe que vc é mais um fanático darwinista que acha que fiéis de darwin são 'todos os cientistas'.

vá estudar!

E eu morro de rir do desespero dele!

sinal de que você está desesperado...

''TE é mito! DI, eis a verdade!''
HUHAUSHAUSHAS


mentira de diego... já que iba não escreveu essa frase.

fica evidente o desespero de diego
11 jan

Gerson

O Iba é um garoto propaganda da discovery institute!
11 jan

.. Wesley

Pois é.....

Raciocionio Iba {on}

"Cientistas conseguiram em laboratório reproduzir/explicar eventos que causam a chuva.
Logo, a chuva acontece porque "Chaac" quer...."

Raciocínio Iba {off}

Estai ai Iba....
Nuvens estão se formando por aqui.... (E eu sei porque....)
Acho que Chaac esta nervoso!!!!
11 jan

. diego

Luciano

Sabe o que me desespera? Ficar 5 anos esperando algum criacionista me apresentar uma prova de seus argumentos, e até hoje NAAAAAAAADA!




11 jan

Iba Mendes

Dennis,

>Ou os céticos e críticos, frente a esses resultados e implicações, estariam a sugerir que AS REAÇÕES QUÍMICAS DEPENDEM e são obra de "Forças Ocultas"......Sobrenaturais!!!

Fica patente, pela própria notícia, que a idéia de tais estudos é tentar dar uma mãozinha à Teoria da Evolução, exatamente naquilo que a torna tão metafísica quanto a astrologia. Se não, vejamos:

Veja-se este item da notícia:

Evolução em andamento

Que evolução está em andamento?
A desonestidade científica aqui é simplesmente escandalosa!

Outra coisa que os cientistas americanos conseguiram observar foi a seleção natural, tal qual descrita por Charles Darwin, em franca operação.

Mentira!
A seleção natural descrita por Darwin vai muito além desses fenômenos, e não pode ser entendida sem levar em conta os fenômenos MACROevolutivos inobservados. Não se pode observar a MACROevolução em tais estudos.

Resumindo:
Fica mais que óbvio os objetivos ideológicos por trás de tais pesquisas. Isso definitivamente não é ciência no sentido etimológico da palavra. Mas, vá lá, ciência nunca foi o forte do ultradarwinismo!

É isso!
11 jan

Gerson

O fato de v não conseguir observar não significa que não foi observado! Tudo esta bem descrito, v não ve porque não lhe interessa. Pior cego é aquele que não quer ver!..é seu caso Iba!
11 jan

Iba Mendes

Sabe o que me desespera? Ficar 5 anos esperando algum criacionista me apresentar uma prova de seus argumentos, e até hoje NAAAAAAAADA!

Voce parece tão preso a um dogma que não consegue vê o horizonte por um outro ângulo senão por aquele em que deposita integralmente sua predisposição mental. Parece esforçar-se tanto por ver a verdade naquilo em que acredita e professa que fatalmente chegará aos 90 anos sem ver nada além daquilo que dita tal dogma.

É isso!
11 jan

. diego

Iba

Não seja desonesto consigo mesmo cara! Desde quando TE é um dogma? Porque tanto desespero assim? Acho que você tem sérios problemas emocionais Iba...



Ah, e existem provas que corroborem com os esperneios crias?
11 jan

Gerson

Diego

O desespero do Iba é defender a DI, ele até toma o maior cuidado de não relevar sua religião como medo da associação com a DI, mas todo mundo sabe que Iba é um cria, mas ele quer "segredo" se não a DI vai para as "cucuias!"!((rs))
11 jan

Iba Mendes

Diego,

Não seja desonesto consigo mesmo cara! Desde quando TE é um dogma? Porque tanto desespero assim?

Desde o instante que tenta tornar um mito verdade!
Se os darwinistas fossem menos dogmáticos jamais apresentariam os fenômenos MACROevolutivos como verdades incontestáveis. Poderiam tratá-los com inferências plausíveis e suscetíveis de terem acontecido, todavia, torna-se um DOGM quando, sem dados suficientes para torná-los FATOS, contesta, persegue, boicota todos quanto apresentam outras inferências também plausíveis.

Acho que você tem sérios problemas emocionais Iba...

Vou deixar para o Luciano a análise desse seu ACHO! ((rs))

É isso!
11 jan

Iba Mendes

Gérson,

O desespero do Iba é defender a DI, ele até toma o maior cuidado de não relevar sua religião como medo da associação com a DI, mas todo mundo sabe que Iba é um cria, mas ele quer "segredo" se não a DI vai para as "cucuias!"!((rs))

Engano de sua parte!
Defendo, como qualquer pessoa, uma determinada posição. Se unanimidade é o topo do saber, prefiro à escuridão do anonimato!

Quanto à minha religião, não tenho nada a esconder. Não sou religioso no sentido de templos, ritos e manuais doutrinários. Sou cristão e fundamento minha crença no AMOR, pois como sabiamente disse Santo Agostinho: "Ame e faça o que quiser!"

A TDI não impõe uma cadeia de força materialista; aliás, a crença salvo engano também é vivenciada no darwinismo, temos o exemplo clássico de Francis Collins.

É isso!
11 jan

Gerson

O problema é que voce defende uma posição baseado em crítica sem fundamento de outra teoria. A DI não pode ser provada dessa forma pois não apresenta evidencias próprias, logo não é "TDI" e sim DI!!
11 jan

Iba Mendes

Gérson,

O problema é que voce defende uma posição baseado em crítica sem fundamento de outra teoria. A DI não pode ser provada dessa forma pois não apresenta evidencias próprias, logo não é "TDI" e sim DI!!

Qual seria, na sua opinião, uma crítica COM FUNDAMENTO à teoria da evolução?

Hum?

É isso!
12 jan

. diego

Teorias não se sustentam em críticas alheias, mas em méritos próprios.
FICA A DICA
13 jan

Iba Mendes

Teorias não se sustentam em críticas alheias, mas em méritos próprios.
FICA A DICA

Salvo engano voce nao sabe o que significa teoria!

É isso!
13 jan

M D Neto

Teorias não se sustentam em críticas alheias, mas em méritos próprios.
FICA A DICA


Salvo engano você não sabe o que significa teoria![[[2]]]
14 jan

Ramon

Iba

de novo essas perguntas??

eu já refutei todas elas e tu nem se deu ao trabalho de responder...

o que isso quer dizer?
15 jan

Clebis

Uma pergunta.

Qual a tendência natural das coisas:

1) Aminoácidos naturalmente aglomeram-se e transformam-se em proteínas (deixados na natureza);

2) Proteínas se desfazem em aminoácidos (se deixadas ao "acaso").

Qual dessas opções são observadas, hoje?
15 jan

GB

em laboratório ou na natureza!?
15 jan

M D Neto

2) Proteínas se desfazem em aminoácidos (se deixadas ao "acaso").
15 jan

Francisco

"1) Aminoácidos naturalmente aglomeram-se e transformam-se em proteínas (deixados na natureza);"

Faltou o fundamental: EM QUE MEIO?

"Natureza" não implica em ser nem o nosso oceano, nem nossas possas de água fervente de vulcões nem mesmo nossa atual atmosfera.



PS: Mas a Bioquímica já passou há muito tempo por este problema. Vide experimentos com catálises em argila.
15 jan

Dennis Edward

.

Principalmente se quisermos ser mais específicos, e ATUAIS vale a pena ver os experimentos sobre a catálise deles em argilas como a chamada Montmorillonita, e entre outros tipos de minerais como certos tipos de areias aquecida, etc....

.


.
16 jan

docdeoz

Caros,
Que coisa ultrapassada...
Vinte e dois aminoácidos e NENHUMA ribose...
Joga a sopa fora que ela não presta...
E trollagem é o !@@#$$%%¨!
http://www.4shared.com/file/16297651/2d72f473/Scientific_American_2007-06_june_2007.html?s=1
Leia um pouco e nos poupe...
16 jan

Francisco

"Vinte e dois aminoácidos e NENHUMA ribose..."

E...?

Por acaso não se ter este passo plenamente (coisa que não é o fato) implica em ser geologicamente impossível?

16 jan

Dennis Edward

.
Caro DocDeoz,
.
Esse artigo da Scientific American apenas põe a questão entre qual dos dois dois evoluiu primeiro: Se foi um "proto-metabolismo" ou uma "molécula replicadora".
.
Se você não se atualizou aí vai a dica:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL948288-5603,00.html
.
(no caso, uma molécula que se auto replica SOZINHA)
.
19 jan

Clebis

Pergunta sobre proteínas e aminoácidos:

O que quero saber é se:

Testes em laboratório, com proteínas e aminoácidos, comprovam que:

1) Aminoácidos, ao acaso, tendem a aglomerassem e formarem proteínas.

2) Permanecem como grupos de aminoácidos.

3) Proteínas, ao tendem a se desfazer em aminoácidos.

Faço essa pergunta, porque acredito que isso pode nos dá uma luz acerca da questão, então, os amigos que tem experiência em laboratório, ou que já tiveram alguma leitura sobre o assunto podem nos ajudar postando sua resposta.

Abraços!
19 jan

Francisco

Cadeias de aminoácidos SÃO proteínas.

Produzem-se desde proteínas a enzimas para aplicações específicas em scala industrial.

19 jan

GB

O que quero saber é se:

Testes em laboratório, com proteínas e aminoácidos, comprovam que:

1) Aminoácidos, ao acaso, tendem a aglomerassem e formarem proteínas.

2) Permanecem como grupos de aminoácidos.

3) Proteínas, ao tendem a se desfazer em aminoácidos.

Faço essa pergunta, porque acredito que isso pode nos dá uma luz acerca da questão, então, os amigos que tem experiência em laboratório, ou que já tiveram alguma leitura sobre o assunto podem nos ajudar postando sua resposta.

Abraços!


bom
teorizando, eu diria que é possível que a evolução atue não só em escala orgânica, que é possível que ela atue desde os primeiros compostos químicos orgânicos, selecionando os que consegue EXISTIR no meio, da forma que eles aleatoriamente "acharam".

isso explicaria porque as proteínas da sopa primordial, não se desnaturaram em aminoácidos

mas isso é idéia da minha cabeça...
mas não acho que seja assim tão improvável!


--------------
Fonte no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=26796515&tid=5259106665698886830&kw=origem+da+vida+esquecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário